São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

Tudo o que é bom acaba

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
COLUNISTA DA FOLHA

Passando uns dias em Los Angeles, Califórnia, em busca de notícias e novidades, "Escuta Aqui" traz uma triste notícia. Está com os dias contados a rádio favorita desta coluna e de muitos leitores: a 97X, também conhecida por quem a ouve na internet como www.woxy.com.
Li no site da rádio. O casal que é dono da estação decidiu vender a licença de operação. Não se sabe que tipo de programação os novos proprietários vão adotar.
As justificativas para a venda? Cansaço, puro e simples. Linda e Doug Balogh, donos da rádio, explicam no site que, quando compraram a estação, Linda estava com 35 anos e Doug, com 39. Hoje, 23 anos depois, eles almejam uma vida mais sossegada, longe do clima de competição selvagem e nem sempre honesta que reina no mercado de rádio dos EUA (e não só lá...).
É hora de "aproveitar os frutos do trabalho", como eles mesmos dizem no texto que escreveram para o site. Devem mudar para Santa Fé (Novo México, sudoeste dos EUA) em busca de sossego.
A 97X é uma anomalia completa. E não só pela programação, focada em música novíssima e independente. Acontece que ela é uma estação que não pertence a nenhuma grande rede (como o conglomerado Clear Channel, que manda e desmanda no rádio americano) e sobrevivia sem jabá. Para complicar, a 97X tem sede em Ohio, um daqueles Estados americanos sem graça, iguais a tantos outros, não exatamente um mercado prioritário para os grandes meios de comunicação.
A essas alturas, alguns leitores devem achar que estou maluco, gastando espaço para falar de uma estação tão pequena, perdida no meio do nada norte-americano.
Essa alegação tem seu quê de verdade, mas o fato é que, há tantos anos escrevendo "Escuta Aqui", poucas vezes tive reações tão numerosas, freqüentes e apaixonadas como nas ocasiões (nunca pensei que um dia escreveria a palavra "ocasiões") em que recomendei a 97X.
Daí, imagino, a justificativa para essa breve elegia a uma iniciativa tão honesta, tão íntegra quando a 97X.
"Nós não somos uma corporação grande e sem rosto. Somos duas pessoas de verdade -que, por sinal, têm sentimentos também", diz o texto de despedida de Linda Balogh.
Ah, no meio disso tudo, há uma notícia bacana: o site www.woxy.com vai continuar a funcionar. Com os mesmos DJs e a mesma programação! O que acabou foram as transmissões normais, pelas ondas de rádio. Os ouvintes da internet, como nós, brasileiros, vão continuar aproveitando. Pelo menos isso.


Álvaro Pereira Júnior, 40, é editor-chefe do "Fantástico" em São Paulo
E-mail: cby2k@uol.com.br



Texto Anterior: Carnaval: Tire o pé da jaca
Próximo Texto: Brasas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.