São Paulo, segunda-feira, 16 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Aranha trash

Marvel coloca na rede a bizarra série de TV japonesa dos anos 70 com o herói

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Você conhece a história de cor e salteado. Peter Parker, fotógrafo do Clarim Diário, é picado por uma aranha radioativa e se transforma no Homem-Aranha. Simples assim.
Isso tudo deste lado do mundo mundo, é claro. No Japão dos anos 70, o enredo tomou um rumo bastante diferente.
Autorizada pela editora Marvel, que detém os direitos comerciais do cabeça de teia, a Toei (produtora responsável por clássicos como "Jiraya, o Incrível Ninja" e "Jaspion") filmou outra versão da trama.
É a série que agora aparece sob o nome de "Japanese Spider-Man" no site da editora (marvel.com/animation/japanese_spider-man), para quem quiser conferir o que foi que fizeram por lá com o amigão da vizinhança. O primeiro capítulo já está no ar, com áudio em japonês e legendas em inglês. Os próximos devem vir em seguida, um por semana.

"Tokusatsu"
O texto que introduz o vídeo já alerta: "Não é o Homem-Aranha com que a maior parte dos fãs está acostumada, mas é divertido, frenético e de graça".
E bota "não acostumados" nisso. Fica até difícil falar das diferenças, porque pouca coisa se manteve na versão japonesa, a começar pelo protagonista, o motoqueiro Tayuka Yamashiro, que só se parece com o fotógrafo Peter Parker no branco dos olhos -que são puxados!
No "Japanese Spider-Man", Yamashiro se transforma em herói ao receber um bracelete de presente do alienígena Garia, que veio do planeta Aranha.
A série segue o modelo dos "tokusatsu" -séries japonesas com heróis e efeitos especiais, como "Power Rangers", "Changeman" e similares. O Homem-Aranha tem até um robô gigante, o Leopardon, que de aranha só tem teias pintadas no peito.
Hoje, os "tokusatsu" se tornaram "trash" e "cult", e a série tem efeitos especiais tão toscos que arranca boas risadas. (DB)


Texto Anterior: Livros: Tenho 16 anos e um livro
Próximo Texto: Escuta aqui: Os Yeah Yeah Yeahs e as vaquinhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.