São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

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Estilo

Raridades no pé

Com a criação de edições limitadas, tênis viram objeto de desejo e atraem cada vez mais jovens colecionadores

GLAUCO SABINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde a década de 90, o uniforme dos jovens descolados é composto, além de jeans e camiseta, por um bom par de tênis.
Mas não basta um par qualquer. Uma mania bastante difundida no exterior tem ganhado adeptos no Brasil: a cultura "sneaker" (tênis, em inglês).
Baseada na paixão por modelos exclusivos, raros ou com uma história curiosa, essa cultura movimenta um mercado de edições limitadas e parcerias de marcas com personalidades das artes plásticas, do design, da música e dos esportes.
O estudante de medicina Marcus, 21, é um dos adeptos. Ele começou a colecionar em 2003 e já tem mais de 50 versões diferentes do mesmo modelo de tênis, o Nike Dunk.
Marcus prefere nem saber quanto já gastou comprando tênis, mas explica que, para conseguir dinheiro para as novas aquisições, vende modelos que são encontrados somente no Brasil, pela internet, para colecionadores estrangeiros.
Apesar do investimento, ele exibe as peças de sua coleção raramente. Os tênis saem do armário apenas em ocasiões especiais. "Tem colecionador que compra pra deixar na parede. Mas uma vez ou outra eu até uso os tênis. Só revezo para não estragar. Uso um e só vou repeti-lo depois de um bom tempo", diz o estudante, que não quis revelar seu sobrenome.
Quanto mais exclusivo, mais caro o tênis. É o caso do Nike Dunk eBay, feito em homenagem ao site de leilões. "Foram produzidos dois pares: um para exibição e outro no tamanho do pé do vencedor do leilão, que pagou a bagatela de US$ 30 mil", diz Ricardo Nunes, editor do primeiro site brasileiro de cultura "sneaker", o www.sneakersbr.com.br.
Para fugir dos preços altos, uma alternativa é a customização de modelos simples por ilustradores nacionais.
A artista plástica Sara Mello resolveu levar suas criações para os tênis há quatro anos . "É uma forma de você valorizar uma peça sem graça", defende. Um trabalho dela leva cerca de uma semana para ficar pronto e sai por R$ 120 quando o cliente fornece o tênis.
A loja Tua, em São Paulo (r. Melo Alves, 496, tel. 3086-0656), tem três artistas plásticos de prontidão para fazer o que o cliente pedir. Com tintas, sprays e lixas, eles mudam a cara dos calçados em 30 minutos.

Evento
Hoje, acontece em São Paulo o primeiro evento de cultura "sneaker" do Brasil. Fechado para convidados, o SneakersBR Live! vai expor tênis históricos, raros e cobiçados, além de uma exposição fotográfica e a exibição do documentário "Just For Kicks", de Thibaut de Longeville e Lisa Leone. O filme mostra o surgimento do fenômeno e traça um panorama desse mercado, que chega a movimentar US$ 26 bilhões por ano.


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