São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilo

Como tudo começou?

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De onde vem a paixão por tênis? Pode-se dizer que tudo começou em 1923, quando a Converse lançou o modelo All Star Chuck Taylor, fruto da parceria com o jogador de basquete norte-americano.
O modelo vendeu mais de um bilhão de pares em 144 países, desde seu lançamento.
Muito tempo depois, em 1985, esse sucesso foi seguido pela Nike com o Air Jordan 1, pontapé inicial na parceria da marca com o rei do basquete, Michael Jordan.
Já na década de 90, os jovens europeus entraram de cabeça em uma onda retrô, e modelos das décadas de 60 e 70 viraram verdadeiras preciosidades.
A partir daí, surgiam a cada dia novos admiradores e colecionadores de tênis, que passaram a cultuá-los como uma importante parte do visual e até como um objeto representativo da arte das ruas.
As gigantes do mercado perceberam o filão e passaram a reeditar seus clássicos e a turbiná-los com inúmeras parcerias.
As quantidades produzidas ficaram cada vez mais limitadas, o que aumentou o desejo dos consumidores pelos novos lançamentos.
Apesar de haver alguns colecionadores isolados há bastante tempo, a cultura "sneaker" ganhou força no Brasil em setembro do ano passado, com o lançamento da Custom Series Brasil pela Nike.
A coleção trazia versões do clássico modelo Dunk assinadas por quatro personalidades do skate nacional. (GS)


Texto Anterior: Estilo: Raridades no pé
Próximo Texto: 02 Neurônio: Garotos não choram
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.