São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

john lennon por todos

Artistas cantam músicas do ex-Beatle para chamar a atenção para a província sudanesa de Darfur

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o rock do tipo "vamos salvar o mundo" voltando à moda -vide os recentes Live 8 e Live Earth-, já estava demorando para alguém utilizar as músicas do notório pacifista e humanista John Lennon (1940-1980) como mote de uma nova campanha de salvação.
Como também já tardava a reação do mundo ao genocídio que acontece há quatro anos na província sudanesa de Darfur, é bem-vindo o projeto "Make Some Noise - Save Darfur", da ONG Anistia Internacional.
Nesse CD duplo, que terá o lucro de suas vendas revertido para a AI, 31 estrelas internacionais do rock e do pop gravaram 28 canções do ex-Beatle.
Boa parte dos participantes são os suspeitos de sempre, quando se trata desse tipo de projeto: U2, R.E.M., Ben Harper, Lenny Kravitz e outros artistas com alegadas preocupações sociais e ecológicas.
"John teria tido orgulho deste álbum", diz Yoko Ono, viúva de Lennon, no texto de apresentação do disco.
É possível que sim, já que a causa é nobre. É questionável, no entanto, se Lennon ficaria feliz com o resultado musical, tendo em vista o que convidados como Jack's Mannequin e Eskimo Joe fizeram com alguns de seus clássicos.
Medalhões como o U2 e o R.E.M. fazem boas versões de "Instant Karma" e "# 9 Dream", respectivamente, e mesmo alguns artistas temerários conseguem pelo menos ser corretos na interpretação -como Avril Lavigne em "Imagine". Mas o disco ganharia muito se reduzido a um único CD.

MAKE SOME NOISE - SAVE DARFUR
vários artistas
www.instantkarma.org

Texto Anterior: + Livros
Próximo Texto: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.