São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

Ofensas morais!

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO

COLUNISTAS DA FOLHA

Aquele debate entre presidenciáveis na Record pareceu um fim de namoro. Um chama o outro de mentiroso, aí a outra pessoa rebate de forma muito inteligente com alguma frase que na verdade quer dizer: "Mentiroso é você!". Não achamos que chamar alguém de mentiroso seja uma ofensa moral! OK, no debate é. Mas, na vida real, vocês sabem, queridas, a baixaria emocional é tão grande que isso é quase uma acusação água-com-açúcar. Em nossos relacionamentos com pretês, passantes e mães, somos alvos de ofensas morais todos os dias. E as que mais nos irritam são:
- "E aí, suas clubbers!"
Essa é uma ofensa moral que nos é dirigida regularmente por passantes. No caso, os literalmente passantes, que olham para a nossa cara e se sentem no direito de falar o que vem à cabeça, geralmente gritando. Esse é um tipo de ofensa moral muito pesado. Não que a gente tenha alguma coisa contra os clubbers. Mas o problema é que não somos clubbers, nossas raízes estão no rock'n'roll, adorávamos bandas brasileiras na infância. E toda pessoa tem o direito de ir e vir, com a roupa que bem entender -menos pochetes e ombreiras.
- "Você é louca!"
Essa é a pior ofensa moral que mulheres bacanas como nós podem ouvir! Gastamos milhares em análise, ioga, livros etc. SOMOS GAROTAS EQUILIBRADAS. E realmente ouvimos isso quando, por exemplo, falamos o que estamos com vontade de dizer. Quem nos fala isso merece ter a candidatura para qualquer coisa (pretendência, amizade) impugnada!
- "A senhora está muito nervosa."
Nunca usam essa frase para falar com homem, já perceberam? Sempre que o caixa eletrônico não funciona e vamos reclamar com o gerente, ouvimos isso. O engraçado é que homem, quando reclama, ou está com razão, ou com problemas no trabalho! Quem é o gerente do banco para avaliar o nosso grau de nervosismo?
- "Você podia entrar na academia."
Quem profere essa ofensa moral geralmente está querendo dizer: "Você está gorda". Tem coisa mais irritante? Tudo só piora quando a ofensa é dita por um namorado meio barrigudo. É aquela velha história: barriga de chope em homem é charme. Caras que falam essa frase estão na mira do nosso Movimento Barriga Power!


Texto Anterior: Científicas
Próximo Texto: Tecno: China bloqueia buscadores e libera só sites testados e aprovados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.