São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Aids e violência estão entre as principais nóias da galera

JAIRO BOUER
especial para a Folha

O Brasil já enfrentou problemas sérios de saúde que dificultaram e até encurtaram a vida da população. O desenvolvimento de vacinas, medidas básicas de higiene, a maior disponibilidade de alimentos e os avanços da medicina ajudaram as pessoas a superar muitas dessas doenças.
Neste ano 2000, 500 anos depois do Descobrimento, o país ainda encara problemas graves na área de saúde. A moçada que mora por aqui, principalmente nas grandes cidades, tem hoje grandes preocupações: a Aids e a violência estão entre as principais causas de morte na camada jovem da população.
A Aids -epidemia que há 20 anos assusta o mundo- já tem 180 mil casos notificados no país. Estima-se que outros 500 mil brasileiros convivam, sem saber, com o vírus. Um terço dessas pessoas é adolescente ou jovem adulto. Mesmo com muita informação sobre camisinha e campanhas de prevenção, as pessoas nem sempre se cuidam.
A violência mata nas ruas, nas próprias casas e no trânsito milhares de jovens todos os anos.
Mais do que avanços da medicina, tanto a Aids como a violência exigem intervenções e mudanças muito mais amplas. Enquanto este país continuar vivendo cheio de diferenças sociais, preconceitos e falta de informação, a saúde da moçada vai continuar ameaçada. Que tal tentar mudar esse panorama nos próximos anos?


Jairo Bouer, 34, é médico. Se você tem dúvidas de saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br

Texto Anterior: Free way - Gustavo Ioschpe: Portugal é que deveria comemorar
Próximo Texto: Los 3 Amigos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.