São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tudo de bom

D3

DA REPORTAGEM LOCAL

Marcelo D2 pergunta: "Você quer sair do gueto?". Talvez ele devesse refletir melhor sobre isso antes de colocar nas rádios de todo o país "Gueto", música carro-chefe de seu terceiro disco de inéditas, "Meu Samba É Assim", previsto para sair no próximo mês. Na faixa, ele deixa questões abertas. É impossível mesmo sair do gueto? O mundo inteiro é um gueto?
Talvez o "planeta hemp" de D2 seja um gueto, onde a única emissora de TV seja a MTV e o único programa, um acústico. Esse lugar deve se dividir em dois: antes e depois do túnel Rebouças, que liga a zona sul rica à norte pobre do Rio de Janeiro, tema recorrente do rapper carioca que parece estar no meio desse caminho.
Mas não é só na letra confusa que o candidato sambista se perde. A sonoridade de "Gueto" é tão antiga quanto "Check Your Head", dos Beastie Boys, disco lançado há 14 anos e produzido por Mario Caldato Jr., que assina o CD.
Desse jeito, "Gueto" se distancia totalmente do "samba hop" de D2 para ir ao encontro de uma mistura mais caduca ainda, a do rock com o rap, deixando o pobre samba aparecer somente em um mero sample, no finalzinho da faixa.
Talvez seja essa a tal "maldição do samba". Mas é melhor não brincar com essas coisas... (LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: Música: Vale do pecado
Próximo Texto: Outros lançamentos: A Collection
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.