São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescente publica livro de mistério

Aventura nas letras

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela manhã, foi uma aula de história; à tarde, um filme na televisão e, à noite, um desenho animado. Todos falavam dos vikings. Para Wagner Giannella Filho, 18, então com 14 anos, esse foi o ponto de partida para escrever um livro de ficção.
O rapaz pensou numa trama que envolvesse jovens e vikings. Dois anos depois, a história de quatro garotos que trabalham como guias em um museu carioca e recebem a tarefa de encontrar uma peça arqueológica perdida na gelada Oslo, capital da Noruega, transformou-se na aventura "O Mistério do Martelo de Thor".
Para escrever o livro, Wagner usou como base seus livros de história e geografia. "Não tinha acesso à internet, então pesquisei sobre a Noruega e os vikings em livros. Se escrevesse hoje, seria tudo diferente", diz.
A grande influência de Wagner é a escritora inglesa de mistério Agatha Christie. "Gosto de livros de mistério. Li grandes autores da literatura, como José de Alencar e Graciliano Ramos, para o vestibular, mas não é o tipo de literatura de que eu mais gosto. Esses caras têm de ser loucos para escrever desse jeito", afirma o garoto.
Depois de terminado o livro, Wagner batalhou para publicá-lo. Seus pais resolveram pagar pela edição na editora Casa do Novo Autor. "Se escrever e publicar é difícil, vender e divulgar é ainda mais", diz Wagner, cujo livro não pode ser encontrado em livrarias.
"O Segredo do Martelo de Thor" foi lançado em seu colégio, mas não vendeu tanto quanto imaginava. Neste ano, Wagner esteve na Bienal do Livro e vendeu mais alguns exemplares. Mesmo assim, ele ainda guarda muitas cópias em casa. "Quem se interessar pelo livro terá de comprá-lo comigo mesmo", diz. Pedidos podem ser feitos pelo endereço eletrônico giannella-filho@zipmail.com. br.
(GUILHERME WERNECK)


Texto Anterior: Livro: Sexo com sabor
Próximo Texto: "O Grande Circo Místico" retorna aos palcos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.