São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO

Obra que reúne dúvidas respondidas por Jairo Bouer não deixa questões em branco

Sexo com sabor

MARIA ESTELA B. ZANINI
CÂNDIDA BEATRIZ VILARES GANCHO

ESPECIAL PARA A FOLHA

A começar pelo título, o novo livro de Jairo Bouer nos convida à reflexão: afinal, o que acompanha o sexo? Prazer, mistérios, tabus, dúvidas... E são exatamente as dúvidas mais comuns (e as mais estranhas) que o autor apresenta e comenta nesse livro.
As questões foram selecionadas a partir de mais de 4.000 perguntas respondidas desde 1993 em sua coluna no Folhateen. O livro é organizado por temas: corpo, cabeça, sexo, DSTs/Aids, gravidez e drogas, o que facilita a consulta.
Utilizando linguagem clara e direta, o autor agrada em cheio ao público jovem. Mas o livro também deve ser lido pelos mais velhos, especialmente aqueles que lidam com adolescentes. É um ótimo caminho para conhecer o universo teen quando o assunto é sexualidade.
Além das questões respondidas, cada parte do livro conta com informações sobre temas específicos. Algumas perguntas recebem destaque especial em pequenos boxes, distribuídos ao longo de todo o livro. "Desencana" é o título dos boxes que procuram desmistificar alguns tabus relacionados ao sexo. "É verdade que..." é o título dado aos boxes que trazem informações corretas e atualizadas sobre questões cujas respostas a moçada pensa saber, mas, na maioria das vezes, não sabe.
O tratamento visual dado ao livro ajuda a identificar quais são as "encanações" mais comuns: rosa para as meninas, azul para os meninos e marrom para ambos. Evidentemente, a maior parte do livro é marrom...
Ao responder a uma questão, Bouer não se preocupa apenas em resolver a dúvida. Muitas perguntas escondem medos ou ansiedades relacionados a comportamentos sexuais, que ele consegue atenuar por meio de comentários que fazem refletir sobre valores. Um ótimo exemplo disso é o modo como responde a questões sobre virgindade ou masturbação, induzindo o leitor a refletir sobre suas angústias e questões morais.
A parte do livro que aborda o tema das drogas é também muito bem trabalhada e dá o recado diretamente: as drogas fazem mal, não importa se são lícitas ou ilícitas. O ideal é ficar bem afastado delas e, se for o caso de alguma experiência, cair fora o mais rápido possível para evitar maiores estragos.
Enfim, o livro trata a sexualidade de modo direto, com muita informação e convidando o leitor a refletir sobre o tema antes de tomar suas decisões. Aos educadores, fica a sugestão de usar o livro em aula para debater os temas por ele abordados. Muitas estratégias diferentes podem ser utilizadas, conforme a criatividade do professor e o perfil da turma.
Já que a sexualidade é parte integrante da nossa personalidade, é importante que ela seja discutida na escola para que o adolescente possa se desenvolver de maneira mais saudável. O livro de Bouer contribui muito para isso.


Maria Estela B. Zanini é coordenadora do Programa de Prevenção às Drogas e Orientação Sexual do colégio Bandeirantes e Cândida Beatriz Vilares Gancho é professora de orientação sexual do colégio Bandeirantes.


Texto Anterior: Brasil é celeiro de piratas do computador
Próximo Texto: Aventura nas letras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.