São Paulo, segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A aspiração é mobilizar a sociedade", diz autor

DO ENVIADO A GOVERNADOR VALADARES (MG)

O governo de MG implementou, a partir de 2006, medidas para diminuir o crime nas cidades mais violentas do Estado, inclusive em Governador Valadares.
A principal delas é o programa "Fica Vivo!", que oferece oficinas e cursos para 880 moradores de 12 a 24 anos, em dois bairros pobres da cidade.
"O crime representa para os adolescentes uma forma de ter dinheiro rápido, respeito, namoradas. Aqui, procuramos dar alguma alternativa para eles", diz Walace Fernandes Vieira, técnico social do programa.
A violência contra adolescentes diminuiu na cidade nos últimos dois anos. O "Índice de Homicídios na Adolescência" (IHA) estima que Valadares teria, entre 2006 e 2012, uma média de 37 pessoas de 12 a 18 anos assassinadas por ano.
Em 2007, foram 18 vítimas de até 17 anos, e em 2008, 20.
"A aspiração é mesmo essa. Mobilizar a sociedade para que, em 2012, a gente possa dizer que essa previsão não se tornou realidade", diz o sociólogo Ignacio Cano, um dos autores do IHA. (TA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Na estrada - Mayra Dias Gomes: Chuva de novembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.