UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 neurônio

Cócegas nos neurônios

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO
COLUNISTAS DA FOLHA

Você está com uma música chiclete grudada na cabeça. E que, por mais que você tente se livrar dela, não consegue parar de repetir o refrão. Calma: isso não acontece porque você é mais uma vítima da indústria fonográfica. E nem porque, no fundo, você tem um gosto horrível, que se liberta em algumas ocasiões. (Sim, porque só ficamos com músicas horríveis na cabeça! Do tipo daquela que grita: "Tô nem aíii, tô nem aíii"). Na verdade, você está sendo acometida por uma "coceira no cérebro", que só é aliviada quando você canta a maldita música. E por isso você paga mico cantando "Tô nem aíii, tô nem aíii", sendo que você nem é alienada e está aí para muita coisa, sim.
Os cientistas americanos que fizeram a descoberta apelidaram a tal comichão de "verme de ouvido". Eles dizem que, em algum momento da vida, todos serão vítimas do verme e sairão cantarolando "Tô nem aí" ou algo do gênero. As músicas que fazem "cosquinhas" nos neurônios geralmente têm uma melodia otimista e letra repetitiva. E qualquer um pode ser atingido por essa praga: até Mozart sofria desse mal, segundo os pesquisadores!
Não fizemos uma pesquisa, mas temos nossa opinião puramente aleatória sobre isso:
- Você só pára de ficar com uma música na cabeça quando se lembra de uma música infinitamente pior. Por isso, se você está com uma canção péssima dentro da sua mente, lembre-se: poderia ser pior. Você não vai trocar "Tô nem aí" pela música nova dos Strokes.
- Mas você pode trocar "Tô nem aí" por "Ragatanga". Decida o que é pior.
- Pessoas que estão com "vermes do ouvido" são tomadas por um espírito de porco. Elas querem que todos fiquem com a música na cabeça. Você pede a elas que não digam qual é e elas começam a cantarolar. Só de pura maldade. Por isso, quando você estiver com um desses vermes, demonstre nobreza e sofra sozinho. E calado.
- Aceite o verme. A pesquisa mostra que entre 97% e 99% das pessoas são suscetíveis a eles em algum momento da sua vida. E, se você é muito suscetível, lembre-se: você está gastando todos os seus vermes na juventude e, quando chegar à terceira idade, terá a mente livre.
- Os cientistas dizem que um bom método para se livrar do verme é ouvir a canção inteira. Porque isso faria a música sumir da sua cabeça. Mas você teria de comprar um CD da pessoa que canta "Tô nem aí". Ou seja: é melhor ficar com o verme, que é inteiramente gratuito. E não, não pesquisamos o nome do autor dessa música, porque não queremos dar audiência para o site de tal pessoa. Mas foi só escrever essa coluna para ficarmos tomadas pelo verme. Sim, neste momento não conseguimos parar de cantar o maldito: "Tô nem aíiiiii".


Texto Anterior: A planta de "Os Simpsons"
Próximo Texto: Game On: Tarantino prepara entrada no mundo dos videogames
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.