São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Dicas para o seu verão

ESTA É a última coluna "Sexo & Saúde" em 2007! Aproveito, então, a oportunidade para fazer um balanço do que mais se falou em termos de saúde e comportamento jovem no Brasil e, também, para trazer as últimas recomendações para o seu verão!
Camisinha: o uso entre os jovens no Brasil aumentou de forma significativa nos últimos 20 anos. Os jovens hoje usam mais camisinha do que as demais faixas da população, têm mais informação sobre DSTs e Aids e se protegem mais na primeira vez (quase 70% dos jovens usam camisinha em sua "estréia" no sexo). A má notícia é que muitos deles abandonam a camisinha nos namoros e que esse comportamento é ainda mais freqüente entre as garotas.
Novas vacinas: em 2007, uma nova vacina contra o HPV (vírus causador das verrugas genitais, que está intimamente relacionado ao câncer de colo de útero) foi lançada no Brasil e está indicada, principalmente, para as garotas que ainda não tiveram relação sexual. Para a Aids, a vacina que estava em fase de estudo mais avançado não decolou. A pesquisa foi interrompida!
Aids: a doença está estável no Brasil (mais de 32 mil casos novos foram notificados em 2006). Na faixa dos mais novos (de 13 a 19 anos), o número de garotas contaminadas superou o de garotos. Em jovens homo e bissexuais, também houve aumento. Há falhas de proteção nessas faixas da população jovem.
Peso: o mundo todo discute a epidemia crescente de obesidade, inclusive, entre jovens e crianças. Falta de atividade física e alimentação inadequada estão na raiz do problema. No outro extremo, também há preocupações com o baixo peso. Casos de anorexia tomaram as páginas dos jornais. Ser modelo (sonho de tantos) parece gerar maior vulnerabilidade.
Álcool muito cedo: os jovens estão começando a beber mais cedo no Brasil, passam a beber com freqüência meses depois do primeiro contato com a bebida e muitos abusam e se tornam dependentes do álcool. Além de gerar brigas e menor uso de camisinha, o consumo de bebida está ligado às altas taxas de acidentes de carro com jovens (a segunda principal causa de mortes de jovens no país).
O verão está aí e, com a combinação de calor, férias e praia, muita gente acaba vacilando nos cuidados. Além de protetor solar, boné e óculos escuros, não se esqueça de levar camisinha e bom senso. Você está careca de saber como se cuidar! Não vá desligar todos seus controles só porque você está de férias. Gravidez indesejada, acidente, porre, ressaca, DST, nada disso entra de férias! Só você! Portanto, fique esperto! Feliz Natal e um ótimo 2008. Cheio de saúde! É isso aí!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.