São Paulo, segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

MODA

Por trás do glamour

Rotina de modelos que disputam concurso de "new faces" mais badalado do mundo é monótona e cansativa, mas ninguém reclama

Piero d’Avila/Divulgação Ford Models
A campeã do concurso, Karlina Caune, 16, da Letônia

TARSO ARAUJO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana passada o Brasil recebeu pela primeira vez a final mundial do Supermodel of the World, concurso anual da agência FordModels, conhecido como a principal vitrine de modelos iniciantes. A campeã ganhou um contrato de dois anos e US$ 250 mil. E as primeiras colocadas costumam sair da seleção direto para os desfiles de Paris eNova York e para capas de revista do mundo afora.
Antes disso, porém, as 36 finalistas de 35 países passaram por um verdadeiro reality show de seis dias em São Paulo. Confira os principais momentos dessa competição.

A CHEGADA

MEDIDAS E FOTOS
A primeira coisa que as 36 meninas fazem quando chegam é colocar um biquíni: assim, os chaperones (pessoas que organizam todo o vai e vem das modelos) podem tomar suas medidas e fazer as fotos polaroides que vão para sua ficha, uma de rosto e outra de corpo inteiro.

ENTREVISTA
Enquanto esperam pelas outras etapas, elas fazem uma entrevista com o "scouter" o caçador de ‘new faces’ das agências. São três perguntinhas:Por que quer ser modelo?, Quais seu ídolos no mundo da moda? e Já terminou a escola?. A modelo conversa em pé.

NO ESTÚDIO

SESSÃO DE FOTOS
São pelo menos duas baterias de fotos: uma de retratos com jeans, camiseta branca e pouca maquiagem; e um ensaio "fashion", com roupa, cabelo e maquiagem mais elaborados. A escolha das fotos é em tempo real. As que se saem melhor fazem ainda um outro ensaio.

CAMARIM
Para vestir as 36 modelos para diferentes ensaios, a "stylist" brasileira Letícia Toniazzi pegou emprestados cerca de 500 vestidos, cem pares de sapato e cem cintos, de diversas lojas.

AULA DE DESFILE
Como são muitas meninas passando por todas as etapas, há vários momentos de espera. Durante alguns deles, elas fazem uma miniaula de desfile. Paulo Santos, da Ford de Nova York, é quem dá dicas.

DIA DO JULGAMENTO

ENCONTRO COM OS JURADOS
Com todas as fotos prontas, acontece o "Dia do Julgamento". Cada modelo responde a algumas perguntas do júri, dá uma pequena desfilada para os jurados e tira uma foto. Depois dessa avaliação, eles conversam entre si e chegam a um consenso sobre quem será a grande vencedora.

MOMENTOS DE FOLGA

"WELCOME DINNER"
Na primeira noite com todas as modelos juntas, rolou um jantar de boas-vindas para elas, seus pais e os profissionais de diferentes agências do mundo. As meninas comeram falafel e pastéis de entrada, risoto e macarrão. Tinha sobremesa, mas não tempo para comê-la.

NOITE DE SAMBA
Um dia antes da grande festa onde seria anunciada a vencedora, as modelos são apresentadas à imprensa. Para chamar a atenção das redes de televisão "e satisfazer a curiosidade do staff da agência" os gringos vão todos a um ensaio de escola de samba.


Próximo Texto: Atitude modelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.