São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Músculos que vêm fácil têm um preço alto

HÁ MUITO tempo frequento academia. Vou três vezes por semana, faço meus 30 minutos de esteira e 40 minutos de musculação. Com banho incluído no pacote, em cerca de uma hora e meia meu compromisso com a saúde está quitado.
Passei por grandes e pequenas academias, enfrentei fases de mais ânimo e outras de mais preguiça.
Esse foi, provavelmente, o tipo de atividade física mais comum em minha vida (também já corri, andei de bike, joguei tênis etc.)
Mantive o peso sob controle, evitei lesões, tentei seguir uma dieta equilibrada, mas nunca caí na tentação do ganho rápido de massa muscular pelo uso de anabolizantes. Mesmo antes de ser médico, já sabia que tudo o que vem muito fácil (no caso, os músculos) tem um preço alto a ser pago!
Nunca virei um gigante. É lógico que quem frequenta academia com regularidade está, de alguma maneira, preocupado com a aparência, mas esse não pode ser o único objetivo! A saúde é a grande questão por trás da atividade física.
O problema é que saúde, em geral, não é uma preocupação central na vida dos jovens. Por que um jovem vai pra academia? Garotos querem ficar fortes, e meninas, magras! Por ser esse o foco, muita gente exagera.
Assim, excesso de treino (com risco muito maior de lesões), remédios para emagrecer, suplementos sem orientação especializada e anabolizantes são ingredientes que aparecem na vida de muitos jovens que vão para as academias!
Problemas possíveis com o uso dos anabolizantes: aumento de espinhas, pele e cabelo oleosos, problemas vasculares, agressividade, impulsividade, oscilações de humor, alterações da produção de hormônios masculinos, piora no desempenho sexual, atrofia dos testículos e maior risco de câncer de próstata e de fígado.
Lista pesada, não é? Pense nisso antes de tentar ganhar seus músculos!


Texto Anterior: Internets - Ronaldo Lemos: "A Rede Social" é um filmaço
Próximo Texto: Ainda dá tempo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.