São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 2006

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tv bizarra

Vida cor-de-rosa

Divulgação
A filhinha de papai Marisa se veste de anjo para festa de 16 anos


MTV americana mostra adolescentes mimados à beira de um ataque de nervos; filial brasileira estuda exibição por aqui

TETÉ RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM WASHINGTON

A garota da foto é Marisa, do Estado do Arizona, nos EUA. Os seus dois poodles estão tingidos de rosa para combinar com o tema de sua festa de 16 anos, "Pretty in Pink". Segundo ela, cor-de-rosa é a sua cor símbolo. Os bastidores da festa, desde a concepção até o grande dia, foram exibidos no primeiro episódio da terceira temporada de um dos grandes hits da MTV americana, o programa "My Super Sweet Sixteen".
Nos EUA, o aniversário de 16 anos das meninas é conhecido como "Sweet Sixteen". É aos 16 que os jovens americanos podem votar e dirigir (mas, em contrapartida, só podem consumir álcool depois dos 21), portanto um carro é sempre o presente mais sonhado. E, para os adolescentes mais ricos e mais mimados, o presente vem acompanhado de uma festona, à altura do bolso de seus pais.
Algumas festas, como a de Aaron Reid, filho do produtor musical L.A. Reid, dono da gravadora Island Def Jam, ultrapassam a marca dos 200 mil dólares (mais de R$ 450 mil). Sem contar o carro de luxo de presente (um BMW conversível) e as presenças de P. Diddy e outros astros da música, como Kanye West e Mariah Carey, escalados para garantir a alegria do garoto de 180 quilos.
Como ele, Marisa está decidida a fazer uma festa inesquecível. Em uma das cenas mais marcantes, ela e seu pai negociam com um corretor o aluguel de uma mansão no alto de uma montanha onde o evento terá lugar. O corretor diz: "O aluguel por uma noite é US$ 50 mil". O pai da garota pechincha: "O que você acha de US$ 25 mil?". Ela intervém: "Não, US$ 50 mil está bom". O pai aceita, e os dois fecham o negócio.
Mas a garota, que vai acabar gastando quase o mesmo valor que Aaron, ainda não está satisfeita. Ela quer que o pai contrate um artista ou uma banda para o show da noite. E dá três opções: o rapper 50 Cent, a banda Black Eyed Peas ou a vencedora do programa "American Idol", Kelly Clarkson. A essa altura, o espectador tem vontade de enforcar a garota e seu pai.
Mas verdade seja dita: é impossível não assistir ao freak show até o fim. A festa dela teve centenas de convidados, e o programa que exibiu seus bastidores foi assistido por 2,3 milhões de espectadores.
"My Super Sweet Sixteen" foi criado por Nina Diaz, vice-presidente da divisão da MTV americana que cuida do jornalismo e dos documentários (não chame de reality show!). Em entrevista ao Folhateen, ela conta que a idéia partiu de sua própria experiência. "Eu fiz uma festa de 16 anos, nada parecida com essas. Mas me lembro de como foi dramático tentar fazer com que fosse a mais especial possível e como foi frustrante perceber que não consegui isso", afirma.
A MTV brasileira ainda não tem uma definição se vai incluir o "My Super Sweet Sixteen" em sua programação. Segundo Cris Lobo, a diretora de produção da emissora, o critério para a escolha dos programas produzidos por MTVs estrangeiras é simples: "Colocamos no ar o que achamos que nossa audiência vai gostar".
A última novidade importada foi "On My Own", mas os grandes sucessos estrangeiros são o programa de pegadinhas "Punk'd" e o "Pimp My Ride", em que a produção incrementa o carro de um espectador.


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