São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER @ - jbouer@uol.com.br

"Quero crescer"

"Tenho 20 anos e estou sofrendo muito com minha altura. Tenho apenas 1,54 m e me acho superbaixa para minha idade. Gostaria de saber se ainda há tempo para eu fazer algum tratamento ou tomar algum suplemento para crescer um pouco mais. Qual especialista devo procurar?"

É POUCO provável que aos 20 anos você ainda possa ter um aumento significativo da sua estatura. A altura que a gente atinge na vida adulta faz parte do patrimônio genético que recebemos dos nossos pais. Ela é uma espécie de média entre a carga genética que recebemos de nossos pais. Pais mais baixos, filhos com estatura menor.
Antes de a puberdade chegar, o médico que acompanha a curva de crescimento da criança pode avaliar se o crescimento está normal para a idade ou abaixo do desejado. Em algumas situações extremas, como quando a puberdade chega muito cedo, o endocrinologista pode tentar interferir, com o uso de hormônios, para tentar retardar esse processo e permitir que a pessoa cresça mais alguns centímetros.
A fase de maior crescimento dos jovens (estirão) acontece no começo da puberdade. Entre as garotas, ela começa em geral mais cedo do que entre os garotos. São dois ou três anos de um aumento acelerado da altura. Depois do início das transformações no corpo dessa fase, os hormônios sexuais promovem o fechamento das cartilagens de crescimento dos ossos longos, que são o centro de nosso crescimento. Uma vez fechadas essas estruturas, o aumento da nossa altura passa a ser muito pequeno, poucos centímetros por ano, durante mais dois ou três anos.
Por isso, aos 20, já alguns anos depois do final da puberdade, sua chance de crescer é muito pequena. Tratamentos com hormônios, suplementos alimentares e exercícios físicos, nessa época, não vão conseguir alterar esse processo.
Essa estatura é, provavelmente, a que você vai ter por sua vida toda, assim como a cor dos seus olhos, da sua pele, as feições do seu rosto e etc. São suas características físicas! Que tal aprender a lidar melhor com elas e parar de sofrer porque você não é tão alta como gostaria de ser? Será que a altura é um problema tão complicado assim para sua vida? Pense nisso!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Programas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.