São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

copa 2006

Seleção brasileira perde o Mundial... da música

Gana, Croácia, Ucrânia, Brasil... conheça canções feitas em alguns países para incentivar suas torcidas e equipes

DA REPORTAGEM LOCAL

Se uma boa música pode ajudar um país a vencer uma Copa, o Brasil não tem a mínima chance neste ano.
Ao menos se depender de Ronaldinho, que divide com o grupo SambaTri a faixa "Goleador", presente na coletânea "Samba Gol", que traz essa e uma seleção de outras 13 músicas favoritas do craque gaúcho.
A Inglaterra sofre do mesmo problema. Já virou tradição grupos de britpop criarem composições para o time inglês. A mais famosa colaboração veio do New Order, sob o nome Englandneworder, que lançou, em 90, "World in Motion".
Neste ano, ficou no pé do grupo Embrace a sem graça "World at Your Feet".
"Não me impressionou. Não é o tipo de música que dá vontade de cantar alto", declarou Jack Charlton, jogador da seleção de 66, ano da única Copa conquistada pela Inglaterra.

No resto do mundo
Com dois países centrais no futebol fora da disputa pela taça da melhor música da Copa 2006, os olhos das torcidas podem se voltar para times com pouca (ou praticamente nenhuma) tradição em mundiais.
Trinidad & Tobago recrutou dois compositores ingleses para escrever "Soca Warriors", a música oficial das pequenas ilhas caribenhas. Certamente não levam a taça, afinal os autores torcem contra.
O time estreante da nanica República de Gana também fez a sua canção, "We Go Go", autoria do sexteto G-Force. A Ucrânia foi buscar no hip hop sua força de vontade e encomendou para o grupo TNMK o "hino" "Viva Ukrayino!".
Já a freguesa do Brasil, a seleção Croata, pediu ao Eminem local, o rapper Nered, a música "Srce Vatreno", que conta com a participação de um "coral" de 400 torcedores do principal time do país, o Dinamo Zagreb.
Que vença o melhor.
(LEANDRO FORTINO)


Texto Anterior: +DVDs
Próximo Texto: Música: Los Hermanos portuga, ora pois
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.