São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Los Hermanos portuga, ora pois

Com melancolia similar à da banda carioca, o Toranja busca público no Brasil com seu novo álbum, "Segundo"

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Apresentados como o mais próximo que Portugal chegou de Los Hermanos, o Toranja saiu do Brasil de alma lavada.
"Foi ótimo, não estávamos à espera", diz Thiago Bettencourt, voz, piano e guitarra, que abriu shows da banda carioca há duas semanas. "As pessoas no Rio já conheciam as músicas, nem sei como."
Batizado com o nome de uma fruta "ácida, porém vitamínica", segundo Bettencourt, a banda ainda tem Ricardo Frutuoso (guitarra), Dodi (baixo) e Rato (bateria)
Sem dúvida, o cartão de visitas e a recomendação dos Hermanos favoreceu o súbito interesse por uma banda portuguesa, algo bastante raro no Brasil. Ouvindo "Segundo", recente álbum do quarteto de Lisboa, vêem-se semelhanças.
"Sem dúvida que vir com eles nos dá credibilidade junto aos brasileiros. Não somos conhecidos aqui, assim como eles não o são lá", diz Bettencourt, lembrando que a MPB que faz sucesso lá é a de Ivete Sangalo e Daniela Mercury. "As rádios rock de Portugal não tocam brasileiros."
Dispostos a conquistar fãs no Brasil - "A língua portuguesa é um ideal, optamos por isso"-, o Toranja traz um forte ar de melancolia nas canções e usa as letras de forma bastante aberta, quase aleatória, assim como os cariocas. Poucos sentidos se fecham nas frases, muito fica a cargo do ouvinte. As letras podem ser lidas no site oficial, www.toranjanet.com.
Musicalmente, porém, lusitanos e brasileiros se dividem em duas praias. Não há no Toranja a mescla de samba e MPB no rock -o que se planeja é algo mais próximo de Radiohead, Coldplay e... fado.
Isso gera versos de longas estrofes, a ser completados em respirações quase ofegantes em músicas até pesadas. "Podemos ir da calma à completa euforia, tem a ver com a inconstância da alma humana", afirma Bettencourt.


Texto Anterior: Copa 2006: Seleção brasileira perde o Mundial... da música
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: O físico e os Mutantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.