São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & saúde

Jairo Bouer

"Namoro há seis meses e só consigo me segurar nas preliminares. Na hora da penetração ejaculo em menos de três minutos. Quando ejaculo, não perco a ereção e a gente continua a transar para que minha namorada possa chegar lá. Isso é normal? Ela toma pílula e a gente não usa camisinha. Meus amigos demoram muito mais. Tenho ejaculação precoce? Como posso tratar?"

Ejaculação precoce preocupa garotos

Pesquisas revelam que a ejaculação precoce (EP) atinge até metade dos garotos no início da sua vida sexual. A ansiedade, a inexperiência e a dificuldade de controle das sensações no momento do sexo aparecem como as principais causas de EP nesses casos.
A primeira tentativa de tratamento é deixar que o homem, por si só, consiga entender como funciona seu corpo na hora do sexo e que ele aprenda a se controlar. Alguns garotos, por exemplo, sacam que na segunda tentativa em um mesmo dia seu tempo de ejaculação tende a ser maior.
Para quem não consegue superar a dificuldade, recomenda-se terapia e uso de algumas técnicas, com orientação de um especialista, para que você possa segurar melhor a ejaculação. Isso passa por algumas pausas ou diminuição de ritmo no momento em que a transa está no seu auge. Cada um aprende a identificar o que está gerando ansiedade e acelerando o processo de ejaculação.
Para quem não consegue reverter a EP só com terapia e uso das técnicas específicas, existe a possibilidade do uso de medicamentos. Como ainda não há um medicamento específico no mercado para isso, os médicos tendem a usar alguns tipos de antidepressivos que, como um dos seus efeitos colaterais, causam atraso na ejaculação.
Vale dizer que a camisinha não deveria ser excluída, mesmo que o casal use pílula (por causa do risco de transmissão de DSTs) e também porque, nesse caso específico, ela pode ajudar no controle da ejaculação. Muitos homens dizem que a pausa para colocar o preservativo, muitas vezes, prolongam o tempo até a ejaculação.


Jairo Bouer, 40, é médico.
@ - jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Cinema: Mundo pequeno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.