São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Sites que reúnem em um único endereço blogs, flogs, programas de mensagens instantâneas, comunidades, vídeos e até downloads ganham espaço no dia-a-dia dos jovens

Espaço para tudo

DA REPORTAGEM LOCAL

Você provavelmente tem um blog, um perfil em um site de relacionamentos, um flog, fica pendurado em programas de mensagens instantâneas, gosta de participar de comunidades, faz vídeos caseiros e procura e baixa músicas de bandas novas na internet, certo?
Nessa vida congestionada, você precisa entrar em pelo menos cinco endereços diferentes na internet para poder desempenhar tantas funções simultâneas.
Só que tudo pode ser bem mais prático graças a uma tendência que já vem atraindo milhões de usuários por todo planeta: sites que reúnem todas as tarefas em um único endereço. A cada dia aumentam mais os usuários desse tipo de site, como o Hi5 e o Friendster. Mas o que mais tem causado furor é o americano Myspace.com.
Segundo apuração do site Alexa, que divulga números de visitas de páginas na internet, o Myspace é o quinto endereço de língua inglesa mais acessado no mundo.
Os responsáveis por isso são, principalmente, os adolescentes, maioria dos mais de 62 milhões de usuários do site. Por quê?
Primeiro, ninguém precisa convidar você para entrar; basta querer e se cadastrar em pouquíssimos minutos. Com o acesso garantido, começa a exploração, que parece não terminar nunca. É possível deixar seus vídeos caseiros lá, fazer um blog ou um flog, criar comunidades, enviar mensagens instantâneas e até categorizar usuários de acordo com características dos perfis deles.
Além disso, quem quiser pode personalizar a página com fundos criados pelo próprio usuário, assim como nos blogs.
Mas o que mais tem chamado a atenção no Myspace.com são certamente os perfis criados por bandas e músicos, que deixam em suas páginas biografias, fotos de shows e de divulgação, informações sobre futuros shows e disponibilizam músicas tanto para serem escutadas como para serem baixadas e transferidas para um tocador de MP3.
Alguns artistas, como os já famosos My Chemical Romance e Clap Your Hands Say Yeah, são os exemplos da força do site no meio musical, o que pegou as grandes gravadoras totalmente despreparados.
Hoje, é possível encontrar páginas de todos os grandes artistas, de Beyoncé a Nine Inch Nails, mas fica na cara que esses famosos nunca nem sequer visitaram o próprio perfil. Melhor garimpar novidades.
É na simpatia que o Myspace parece bater concorrentes como o Orkut, nos EUA.
Logo de cara, você já começa com um amigo, Tom Anderson, o homem que criou o serviço em 2003 e, em dois anos, vendeu o endereço para o magnata da comunicação, Rupert Murdoch, dono, entre dezenas de outras coisas, da Fox. Ele pagou "modestos" US$ 580 milhões. O agora milionário Tom explica que será seu guia e tirará todas as suas dúvidas. Já tentou ser amigo de Orkut Buyukkokten? (LEANDRO FORTINO)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Entre o amor e o ódio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.