São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Humilhação também vem pela internet

DA REPORTAGEM LOCAL

A internet tornou-se uma grande aliada do bullying, através de blogs que são criados para azucrinar a vida de um colega, de fofocas em conversas por programas de mensagens instantâneas e até mesmo no Orkut, que acaba excluindo alguns estudantes, já que é preciso ser convidado para entrar na rede de relacionamentos e os "amigos" podem aprovar ou não a sua amizade.
É o que percebeu a pedagoga Cleo Fante, autora do livro "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz" (Versus Editora) e pesquisadora desse tipo de comportamento.
"O cyberbullying é o novo tipo de bullying nas escolas. Ferramentas disponíveis na internet auxiliam na propagação desse comportamento, uma vez que as vítimas recebem os maus-tratos, seja através de ridicularizações, ameaças, chantagens, discriminações, etc., de forma anônima, o que é pior, uma vez que se desconhece o agressor", explica Cleo Fante ao Folhateen.
Segundo a pesquisadora, está se tornando comum vítimas de bullying se depararem com fotografias, que são tiradas sem a autorização dos fotografados, espalhadas pela rede, com piadinhas, gozações e até ameaças.
"Dessa forma, o bullying é uma dinâmica expansiva que envolve um número cada vez maior de alunos", explica a pedagoga. (LF)

Texto Anterior: Brigada antibullying
Próximo Texto: 02 Neurônio: Quem consegue ser moderno o tempo inteiro?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.