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INTERNETS
Ronaldo Lemos - ronaldolemos09@gmail.com
"Forasarney" e "Gorillapenis"
O que os termos "forasarney" e "gorillapenis" têm
em comum? Para quem andou usando o Twitter
nas últimas semanas, a resposta é fácil: ambos
apareceram nos famosos "tópicos mais citados" do site.
À primeira vista, fica a impressão de que existe uma
grande mobilização em torno desses dois assuntos, digamos, bem diferentes. Mas nem sempre é o que parece.
O que ocorre é que vem crescendo um fascínio pelo
ranking de temas mais citados no Twitter. A mídia tradicional, por exemplo, encantou-se com o fato do "forasarney" ter aparecido entre os tópicos ("hashtags") mais
comentados do mundo (praticamente todos os maiores
jornais do Brasil noticiaram o fato). É claro que o uso
político do Twitter é muito legal, a exemplo do que
aconteceu nas eleições do Irã. O site, de fato, tem uma
força impressionante de mobilização e circulação rápida da informação. É quase uma rede social "ao vivo". No
entanto, é preciso continuar esperto.
Já falei aqui que não dá para confiar em enquetes da
internet. E também não dá para confiar cegamente nos
tópicos mais citados do Twitter. O "gorillapenis" está aí
para provar isso. Longe de estar ligado a qualquer espécie de revolução sexual dos gorilas, o termo foi escolhido
por grupos do underground da internet para mostrar
como é fácil manipular o ranking dos mais citados. Foi
criado um site que ensinava os passos para participar na
armação (batizada de Operação Shitter). E com o uso de
alguns programinhas simples, logo começou a aparecer
"gorillapenis" no Twitter centenas de vezes por minuto,
levando o termo rapidamente ao topo.
Dá para tirar algumas reflexões dessa história. A primeira é lembrar que o Twitter no Brasil é usado por apenas 11% dos internautas. Assim, mesmo no "forasarney", não dá para falar em multidões, apesar de o número continuar crescendo. A segunda é que estão desaparecendo os critérios tradicionais para dizer se algo é popular ou não. Por isso, fica todo mundo procurando
qualquer critério objetivo de popularidade, especialmente na rede. E não tem jeito. Vamos ter de reinventar
sistemas de reputação para a rede, tarefa que ainda está
por fazer. Por ora, os gorilas vão continuar soltos.
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Ser vegetariano
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