São Paulo, segunda-feira, 20 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPORTE

Quero ser Galvão

Adolescentes gaúchos treinados em videogame se destacam em reality de narração, de futebol

DA REPORTAGEM LOCAL

De tanto assistir a eventos esportivos na TV, muitos jovens sonham em se tornar jogadores de futebol, de vôlei, pilotos de Fórmula 1 etc. Mas também há quem se identifique com os narradores.
É o caso de Eduardo Costa, 18, de Uruguaiana (RS), e Maurício Trilha, 17, de Porto Alegre (RS). Eles se inscreveram num concurso/reality show de narradores do canal Esporte Interativo (esporteinterativo.com.br) e se tornaram dois dos oito finalistas, entre mais de 300 candidatos.
Além da pouca idade e da paixão pelo ofício, os dois têm em comum o fato de não terem nenhuma experiência em narrações profissionais.
"Sempre narrei jogos de futebol em videogame enquanto meus amigos jogavam", diz Maurício, que chegou a vencer um concurso de narração da Rádio Gaúcha.
Eduardo também narrava futebol de botão e jogos ao vivo, com o comentário de outros amigos, via Skype. Gravando tudo. E quem assistia?
"Ninguém. Era mais por diversão mesmo", explica. Alguns trechos podem ser vistos e ouvidos no perfil "narracaoe duardo", no YouTube.
A fase final da disputa é um mata-mata -cada concorrente narra um tempo de um jogo, os internautas assistem e escolhem quem sai. O sobrevivente passa para a fase seguinte, e o vencedor da grande final será contratado pelo canal.
Maurício Trilha foi eliminado nas semifinais. Agora quer fazer vestibular para jornalismo e trabalhar numa rádio.
Já Eduardo se saiu melhor. Eliminou Rafael Mainini, 29, que já é narrador profissional em uma rádio de Bauru (SP).
"Quem sabe não consigo emprego sem precisar nem fazer vestibular?", diz o concorrente, que afirma não seguir a escola Galvão Bueno de narração.
"Gosto mais do Cleber Machado, do Luciano do Valle. O Galvão é insuperável como narrador, mas, quando resolve comentar, não dá certo." (TA)

Texto Anterior: Adolescentes enchem as salas, mas não as telas
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Você ainda aguenta Michael Jackson?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.