São Paulo, segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comportamento

Festa de Barretos tem rodeio júnior

DA REPORTAGEM LOCAL

Até o próximo domingo, Barretos sedia a 52ª Festa do Peão de Boiadeiro, o maior rodeio do país.
Além dos shows sertanejos e das competições entre peões, o evento terá também o rodeio júnior, em que garotos de 16 e de 17 anos terão seis segundos para provar a competência na montaria.
Jader Ribeiro, 16, é um dos participantes. Morador de Barretos, ele começou a treinar, meio de brincadeira, aos sete anos de idade. "Eu morava na fazenda e estava sempre brincando com os bezerros. Aos poucos fui me arriscando na montaria", diz o garoto, que está no 2º ano do ensino médio e sonha com uma carreira internacional de peão.
Mas, para poder se dedicar, vai ter de convencer a família de que a carreira vale a pena. "Meus pais não gostam muito, ficam meio preocupados", diz o rapaz que, para garantir, vai fazer faculdade de veterinária ou de zootecnia.
Outro concorrente no rodeio júnior, Rafael Ferreira da Silva, 17, também sonha ser peão profissional. Ele começou a treinar há dois anos e, determinado a seguir carreira de peão, também terá de vencer a resistência da família. "Eles dizem que não dá futuro, que de 100, apenas um dá certo", diz.
Mas Danilo Carvalho, 17, acha que, apesar da concorrência acirrada, vale a pena insistir. "A adrenalina da montaria é muito forte. Não tem nada igual", diz. (LC)


Texto Anterior: Neo-sertanejos
Próximo Texto: Glossário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.