São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

"Esqueci a pílula dois dias. Estou grávida?"

Tenho 16 e tomo anticoncepcional há quatro meses. Meu ciclo é de 28 dias. Menstruei no dia 30/8 e era para reiniciar a pílula em 3/9. Não tomei e transei nos dias 3/9 e 4/9. Há risco de gravidez? Usei camisinha, mas, antes, ele passou a mão com esperma em mim.

MEDO DE ENGRAVIDAR e forma de usar pílula são dúvidas frequentes das garotas. Para funcionar, anticoncepcional tem de ser tomado de maneira correta, ou seja, em ciclos regulares de 21 ou 24 dias e, depois, com uma pausa programada de sete ou quatro dias, de acordo com a pílula.
Para garantir eficácia máxima, não pode haver falhas: tem que usar o remédio todos os dias, no horário correto. As pílulas modernas, com doses mais baixas de hormônio, não permitem atrasos. Algumas horas depois do previsto, os níveis de hormônio podem oscilar e não garantir proteção contra uma gestação.
Esquecer uma pílula já compromete o método e deve-se usar um complemento, como a camisinha.
A leitora ficou dois dias sem tomar pílula e teve relações sexuais justamente nesses dias. De maneira geral, no início do ciclo é muito pouco provável que ocorra uma gestação -a parede do útero acabou de descamar e o ovário ainda não teve tempo de liberar um óvulo. Mas nesse ciclo a proteção também está comprometida.
Como vocês usaram camisinha, houve uma proteção extra que evitou o contato dos espermatozoides com um eventual óvulo que tivesse sido liberado. E, nas preliminares, é pouco provável que seu namorado tivesse esperma na mão, já que a ejaculação acontece, em geral, depois da penetração. Poderia ter líquido pré-ejaculatório que, nessa situação, sem penetração, não oferece maiores riscos.
Em resumo: da próxima vez, não se arrisque! Lembre-se do horário correto e não deixe de tomar nenhuma pílula. Se esquecer, use camisinha para proteção.


Texto Anterior: Conflito de conexões
Próximo Texto: Princesas do tatame
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.