São Paulo, segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

2004 se rende ao rock

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Guitarra, baixo, bateria e vocal. Os elementos que formam o tradicional rock'n'roll estiveram todos presentes neste ano que está para acabar. Mas, ainda bem, eles apareceram em caras novas, que incrementaram o estilo e o tornaram fresco, usando influências, batidas e ritmos que remetem à dance music.
Desse jeito, conquistaram os ouvidos dos sete jornalistas e dos seis adolescentes que, a pedido do Folhateen, escolheram as dez músicas mais legais de 2004.
O quarteto escocês Franz Ferdinand pintou em cinco das 13 listas que você vê nestas páginas e se consagrou o melhor do ano, com faixas de seu álbum homônimo de estréia, realmente o disco mais inteligente de 2004, graças a suas letras espertas e sonoridade marcada pelo baixo superdançante.
Aliando efeitos de teclados e guitarras cheias de distorções a referências do pós-punk inglês dos anos 80, a banda de Las Vegas The Killers surge logo abaixo nos mais citados, com músicas de seu álbum de estréia, o delicioso "Hot Fuss", disco que agrada a todos logo na primeira audição.
Na posição seguinte, houve um empate nas escolhas: o projeto The Streets, que revolucionou o rap inglês com letras que contam o cotidiano do londrino Mike Skinner, e o ultrapop americano Black Eyed Peas, que emplacou na cabeça dos adolescentes pelo menos três hits somente neste ano.
Há algumas esquisitices, como a lista, nas palavras do próprio autor, "freak", de Diogo Bercito, 16, integrante do Grupo de Apoio do Folhateen, que acompanhou a gente em reuniões quinzenais durante três meses de 2004. Inconformado com a música pop vendida em lojas, Diogo escolheu dez músicas, a maioria trilha de abertura ou encerramento de animês, os desenhos animados japoneses.
Na lista dele, apenas uma certeza: "Equalize", da cantora baiana Pitty, a pior música de 2004.
Mas Pitty nem é tão odiada assim, afinal, com a mesma música ela aparece nas listas de melhores de 2004 de Luiza Terpins, 15, e de Cíntia Medeiros, 15, ambas do Grupo de Apoio do Folhateen.
Luiza e Camila Galan de Paula, 15, escolheram algumas músicas iguais, como os sucessos "This Love", do Maroon 5, e "The Reason", do Hoobastank, além de "Where Is the Love?", do rap pop Black Eyed Peas. Coincidentemente, as três bandas fizeram shows no Brasil neste ano.
A black music ainda aparece no grito "Yeah!", de Usher, a melhor de 2004 segundo o estudante Bernardo Spinelli Bessa, 17, que usa os fones na capa desta edição do Folhateen, e em "Hey Ya!", do Outkast, música do ano passado que só caiu na boca do povo neste ano, assim como as do Black Eyed Peas. Somente por causa disso, a gente deixou passar, afinal, uma música só é boa depois que a gente ouve, certo?


Texto Anterior: Grafite: Elas pintam o sete
Próximo Texto: Listas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.