São Paulo, segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Sobre o tamanho do pênis

1 "Tenho 16 e acho meu pênis pequeno, além de a ejaculação ser meio transparente e só sair um pouquinho. É normal?"
2 "Tenho 15 anos e meu pênis mede 11 centímetros. Ele está na média?"
3 "Tenho 18 e quero saber onde encontro camisinhas extra-pequenas?"


TAMANHO NÃO é documento, já dizia o ditado. Mas, em compensação, gera um monte de dúvidas na cabeça do jovem, principalmente na fase em que seu corpo ainda está se desenvolvendo e se transformando.
Esse período de mudanças acontece em momentos distintos na vida de cada garoto, por isso é muito difícil ter uma "tabela" que indique qual é a medida normal para cada idade. Sem contar as variações naturais de tamanho de pênis que existem de um homem para outro.
Em linhas gerais, a média do pênis do homem brasileiro, em ereção, varia de 12 a 14 cm. Durante a adolescência, o pênis pode ainda estar em desenvolvimento, não tendo atingido ainda seu tamanho final.
Se o desenvolvimento físico do garoto começa um pouco mais tarde, é possível que seu pênis também se desenvolva por um pouco mais de tempo. Aos 15, portanto, o tamanho do segundo leitor já se aproxima da média e ainda pode crescer um pouco.
Nosso leitor de 16 também se preocupa com o tamanho e com o aspecto da sua ejaculação. É bom lembrar que volume de esperma e coloração também são duas características que podem se modificar com a idade e com a freqüência com que o garoto ejacula. Se existe, por exemplo, uma masturbação freqüente, a coloração pode ser mais transparente e o volume da ejaculação, menor.
Em relação ao tamanho das camisinhas, dúvida do terceiro leitor, existem no mercado pelo menos três tipos distintos. O normal, o extra (um pouco maior) e o "teen" (um pouco menor). Essa camisinha menor se adapta melhor aos garotos em fase de desenvolvimento, que ainda tem o pênis um pouco mais fino, e aos homens que têm o pênis um pouco menor. Embora o tamanho padrão de camisinha possa ser utilizado, com tranqüilidade e conforto, pela maioria dos homens.
É bom lembrar que existe um mito, talvez até uma "fantasia", na cabeça dos garotos: de que tamanho maior é sinônimo de melhor desempenho sexual e de mais satisfação da parceira. Isso não é verdade! Há uma série de fatores, como intimidade, cumplicidade, afeto, prática e desejo, entre outros, que interferem e têm um impacto muito maior na vida sexual do homem do que alguns centímetros a mais. Pense nisso antes de pegar a régua!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.