São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER jbouer@uol.com.br

"Baixo Augusta" é palco de convivência pacífica

FUI CONHECER um pouco mais a fundo uma das regiões mais democráticas da capital paulista. O "Baixo Augusta" (que segue da avenida Paulista para o Centro, principalmente pelas ruas Augusta, Frei Caneca e Bela Cintra) é um laboratório a céu aberto de convivência entre os diferentes "tipos" de jovens.
Foram quatro dias seguidos de incursões por cinemas, festas, bares e baladinhas que acontecem nessa parte da cidade. Estava muito quente, e o pessoal tomou conta das calçadas e do asfalto. Carros e ônibus passavam com dificuldade pela multidão.
Será que transformar parte dessa área, à noite, em uma espécie de "calçadão" e desviar o trânsito para as grandes vias que correm em paralelo não poderia ser uma ideia? O Carnaval está aí, se a prefeitura quiser testar a hipótese!
Mas o que mais chama a atenção é, de fato, o palco que se abre para as diferenças. Meninas com meninas, meninos com meninos, meninos com meninas, trans das mais diversas possibilidades, todo o mundo passeando, bebendo, comendo, se divertindo sem se importar muito com o que o casal ao lado faz ou deixa de fazer.
"É tão normal tudo isso", disse uma garota de 18 anos, cabelo vermelho, mãos dadas com um garoto de 20, alargadores nas orelhas, sentados na mesa com outros casais de garotas!
Beijos, demonstrações explícitas de afeto e convivência pacífica parecem ser a resposta da população jovem a atos homofóbicos que aconteceram na região. Com um pouco mais de proteção e vigilância da polícia, a garotada poderia se sentir ainda mais segura!
A quem acha estranho que tudo isso aconteça em São Paulo e que frequenta outras partes da cidade em que esse laboratório de convivência é impensável, recomendo uma visita, sem preconceitos, a um dos territórios mais democráticos do país. E não só no Carnaval!


Texto Anterior: Eu vivi
Próximo Texto: Matrícula na lama
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.