São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A MORTE DO ROCK NO DIAL

FECHAMENTO DA BRASIL 2000 ENTERRA RÁDIOS DEDICADAS AO GÊNERO, QUE RENASCEM NA WEB

JESSE NAVARRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os fãs de rock de São Paulo vão perder, no próximo sábado (27/3), um dos últimos baluartes do gênero no dial: a 107 FM, antiga Brasil 2000, passa a veicular o conteúdo da Rádio Eldorado.
Se quiserem fazer soar o réquiem, os roqueiros vão ter de apelar para a Kiss (102,1 FM), a única sobrevivente do gênero entre as rádios paulistanas.
Em contrapartida, as rádios on-line ganham força. Pesquisa do Instituto MediaEdge constatou que, desde 2002, a audiência aumentou em 104% nas rádios da web. Ou seja, a rádio tradicional parece estar perdendo cada vez mais terreno para as muitas opções que veiculam música na internet.
O leque inclui gigantes como Rádio UOL, gringas como Sky FM e emissoras caseiras como Black Fire Station, pilotada por Danilo Santos, 27.
Durante o dia, Danilo trabalha com informática para, de noite, virar locutor da própria rádio e tocar o que o internauta pedir. "Só não peça por Restart que deleto a mensagem", avisa.
A estação dele funciona com PC, laptop, dois microfones e uma mesa de seis canais. Ele paga R$ 200 pelo servidor e usa o software Sam Broadcaster, que custa cerca de R$ 150.
A Kiss, sobrevivente entre roqueiras do dial, também está de olho na rede. "A internet é um canal de comunicação direta com o ouvinte", diz o empresário Evaldo Vasconcelos, da rádio.
O Folhateen selecionou algumas emissoras on-line, para quem está atrás de rádios alternativas.
Fique de olho na Fox Rock (radiofoxrock.com.br), Maximum Rocknroll Radio (radio.maximumrocknroll.com), Rock Freedar (rockfreeday.com.br) e Black Fire Station (blackfirestation.com.br).


Texto Anterior: Escuta Aqui - Álvaro Pereira Júnior: Para Bethânia e MinC, ainda vivemos no séc. 20
Próximo Texto: Ex-quatrilho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.