UOL


São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

Rock basco, letras japonesas e a vizinha do Radiohead

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
COLUNISTA DA FOLHA

Antes de começar a coluna, quero que você leia um trecho do artigo do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que saiu na revista do jornal italiano "La Repubblica". Achei na coluna de Luiz Caversan, na Folha Online. "Sou um dos que se impregnaram do sonho de mudar o Brasil. Sou um baiano mestiço empenhado no movimento de sua gente (...) É necessário fazer uma espécie de shiatsu antropológico, massageando os pontos vitais, no momento desprezados e adormecidos, do corpo do país. Porque a cultura brasileira não pode ser pensada fora de uma dialética permanente entre tradição e invenção."
Não deixe de mostrar ao seu professor de redação. Agora, vamos a "Escuta Aqui".
 
Foi só falar de rock japonês, pop chinês e outras doideiras, nas últimas semanas, que choveram e-mails de leitores dando dicas incomuns. Dicas que não estou a fim de deixar morrer em minha caixa postal. Então, anote.
Um leitor que se assina apenas Renato recomenda o rock do país basco. A banda predileta dele se chama Aiumeen Basoa, "quase acústica, com instrumentos originais e um rockzinho suave de fundo". Interessou?
Qual o álbum mais vendido na Tailândia? E a música mais executada na Bolívia? Eduardo Oliveira, de Jundiaí (SP), conta que o site www.lanet.lv/misc/charts/ traz paradas de sucesso de todo o planeta. Bacana.
Outro dia reclamei que era meio embaçado gostar de rock/pop japonês sem entender a língua. O problema acabou! Nathalie Izumi Iritsu informa que o site www.angelfire.com/bc2/suko/hikki/ tem letras da cantora japonesa Hikaru Utada passadas para o inglês. Agora está fácil.
E nosso já conhecido Hiro Kozaka (japonês carioca nascido no Recife) declara-se fanático por Yoko Kanno. "Essa mulher é o cão!", ele diz. Yoko é especialista em trilhas sonoras de anime, os desenhos-animados japoneses. Inclusive a da série "Cowboy Bebop" (http://bebop268170.com/home.htm), o anime mais cool de todos os tempos, segundo Hiro. O site da Yoko: www.jameswong.com/ykproject/.
Voltando ao Ocidente, um jornalista escocês que mora no Rio escreve sobre o www.launchcast.com. Trata-se de uma rádio feita sob medida -ou seja, que toca o tipo de música que você escolhe. Interessante.
Por fim, Betânia Barreto, de Oxford, Reino Unido, diz que só pensa em uma coisa: na banda The Microphones. Boa dica. A Betânia também jura que os caras do Radiohead moram uma rua acima da dela. Se vir o Thom Yorke, Betânia, diga que o "Kid A" é muito chato! Brincadeira...
Tinha muito mais coisas, mas o espaço acabou. Até!


Álvaro Pereira Júnior, 40, é editor-chefe do "Fantástico" em São Paulo
@ - cby2k@uol.com.br



Texto Anterior: Festa: Baticum eletrônico
Próximo Texto: Brasas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.