UOL


São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

Por que amamos e por que odiamos a chegada do INVERNO

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO

COLUNISTAS DA FOLHA

Pronto. Aconteceu. O frio começou. Tiramos o cobertor do armário e lembramos que não temos namorado (uma de nós até tem, mas, nessas horas, as solitárias precisam ter mais espaço porque estão carentes!).
Bem, é claro que também não é exatamente assim. Nós lembramos que não temos namorado em muitas horas da vida. E, em algumas, isso até nos deixa felizes. Quando, por exemplo, vemos uma pessoa deixando de fazer uma coisa superincrível porque o namorado não quis. Também ficamos felizes por não ter um pretê fixo quando chega a temporada de liquidações e podemos ficar cinco horas em um bazar sem ter alguém que vai perguntar quanto a gente gastou depois.
Fora essas horas, sim, sentimos uma certa falta de um amor. E dormir sozinha no frio, sinceramente, é de doer... Esse é o principal motivo que faz uma pessoa odiar o inverno, sem dúvida. A não ser as pessoas que dormem nas ruas. Essas, sim, têm razões bem fortes (e que nem precisamos explicar) para odiar o inverno.
Mas, por outro lado, você pode ficar com mais vontade de dormir com alguém ao seu lado -ou de dar uns amassos, se você for muito jovem- e isso nos dá mais coragem para fazer coisas complicadas e prosaicas, como agarrar alguém, telefonar, mandar e-mails e fazer planos de pretendência.
Só que isso também pode fazer com que a gente fique menos seletiva, o que é uma boa razão para odiar o inverno. E nem teremos aquela desculpa de que ninguém é de ninguém, porque essa desculpa só pega no verão e no Carnaval. No máximo em raves. Mas "rave is over". E faz muito frio nas raves no inverno.
Mas amamos o inverno porque os meninos ficam mais bonitos.
Eles tiram a touca do guarda-roupa e pouca coisa pode ser mais sexy do que um garoto de touca... Mais sexy que isso só quando um deles resolve ficar com a gente. E isso vez ou outra acontece. Também podemos tirar do armário nosso cachecol e fazer, assim, um ar "nouvelle vague". E tomar muitos cafés brincando que estamos na Europa. Isso é ótimo! E ninguém acha estranho levarmos sempre um casaquinho para todos os lugares. (No verão, nossos casaquinhos são alvo de preconceito, principalmente por parte de pessoas que não sentem frio no cinema).
A última razão para o ódio é que no inverno ficamos mais gripadas. Mas isso, como tudo na vida, tem um lado bom... pois podemos faltar ao trabalho e ficar em casa vendo "Sessão da Tarde". (Isso também não é muito verdade. Perdemos o direito de faltar por causa de gripe nesses tempos modernos!). A verdade é essa. Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. Menos o Dia dos Namorados... que a gente odeia, mesmo quando está namorando. Oh, não, esse dia está chegando...



Texto Anterior: Heranças do canibalismo
Próximo Texto: Game on: Jogos on-line prometem revolucionar o mundo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.