São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Blogueiros profissionais

Jovens chamam a atenção do mercado com seus blogs e até ganham dinheiro com eles

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entediada com seu trabalho em uma agência de publicidade, a inglesa Susanna Lau, 24, resolveu começar um blog sobre seu tema predileto: moda. Em menos de dois anos, ele virou uma referência no universo fashion e foi eleito pelo jornal inglês "The Observer" como um dos 50 blogs mais poderosos do país. A popularidade rendeu à Susanna um convite para trabalhar como editora de moda na versão eletrônica da conceituada revista "Dazed and Confused", onde ela está até hoje.
Essa história foi contada pela própria Susanna no You B(log), primeiro fórum para blogueiros de moda e comportamento, que aconteceu quarta-feira passada, no Planetário do Parque Ibirapuera. O evento, mediado pelo jornalista Marcelo Tas, reuniu destacados blogueiros brasileiros e estrangeiros. "O blog surgiu de uma experiência lateral, e esse lado B vem crescendo com muita força", acredita Tas. "A ousadia deles é uma lição para vários veículos."
Para Susanna, o trabalho dos blogueiros e o dos jornalistas convencionais é complementar. "A diferença é que nós mostramos as coisas de uma perspectiva única e pessoal", diz.
Um olhar pessoal também era o que o mineiro Guilherme Valadares, 23, tinha em mente quando criou o Papo de Homem, com artigos sobre o universo masculino. "Eu queria ler algo que não existia em lugar nenhum", relembra.
Para realizar seu projeto, Guilherme pediu aos amigos que escrevessem textos que fugissem do trinômio cerveja, futebol e mulher. A idéia deu tão certo que, oito meses depois, o blog rende uma receita através de banners e posts patrocinados. Convidado para se hospedar em grandes portais, o mineiro decidiu permanecer independente. "Oferecemos um conteúdo exclusivo e só faremos parcerias se forem realmente vantajosas para nós." (LUANA VILLAC)


Texto Anterior: Uma rua chamada Augusta
Próximo Texto: 02 Neurônio: O Ministério da Saúde adverte...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.