São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Próximo Texto | Índice

Cartas


Dreadlocks repercutem, Hizbollah e Chorão geram críticas e leitor pede a volta de extinta coluna científica
Chora, Chorão
"É lamentável ainda que certas pessoas vinculadas à mídia tentem enaltecer a importância do pseudocinema brasileiro, como feito no artigo intitulado "Poderoso Chorão" (fazendo uma analogia ridícula com o filme de Coppola). Milhões de reais foram absorvidos por esse projeto que será esquecido pelo fato de ser comercialesco."

THIAGO LEONEL PIERRONI, 21, São Roque, SP

Parabéns!
"É a primeira vez que escrevo ao Folhateen em quase dez anos de leitura. Resolvi escrever porque estou muito feliz e também até um pouco surpreso de ver como o caderno está dando muita atenção às notícias musicais, principalmente sobre bandas indies e a artistas de décadas passadas que são a principal fonte inspiradora de hoje. Quase levei um susto quando abri o Folhateen (ed. de 31/7) e dei de cara com Debbie Harry e o seu Blondie, e dois textos maravilhosos sobre o lançamento da coletânea de hits (mais uma). E depois, me deparo com os Ramones e na página seguinte, com gente como o pessoal dos Talking Heads, Iggy Pop, Bowie e Bryan Ferry (ed. de 7/8). Nunca o Folhateen conseguiu reunir tantos ídolos meus em uma só edição. Quero, por tudo isso, dar os parabéns aos jornalistas responsáveis pelo Folhateen por tratar de música com tanta qualidade."

JOÃO HENRIQUE DIAS, 26, Jaboticabal, SP

E as colunas?
"Ontem eu estava mexendo na minha coleção de Folhateen e, numas edições mais antigas, percebi como já foi melhor o caderno. Tinha algumas colunas -"Panorama", "Notas Cientificas'- que eram ótimas e do nada foram extintas. Gostaria de pedir que voltassem a publicar essas colunas."

PAOLO ENRYCO, 19, Limeira, SP

Mofo não é estética
"Não sabia que os dreadlocks eram filosofia de vida. Para ser franco, também desconhecia o fato de representarem estética. Sempre rejeitei a possibilidade de mofo ser considerado elemento estético. Por isso, sempre suspeitei que essa prática fosse mais uma medida desmiolada e suja dos jovens, sejam eles modistas ou envolvidos com a ladainha rastafári. Nada condenável, é claro. Em um país onde a grife Hizbollah é sucesso, não é surpreendente que existam retardatários que sejam adeptos fanáticos da cultura afro. Com muito custo, os brasileiros entenderão, um dia, que já estamos no século 21."

LEANDRO FERREIRA SARUBO, 18, Sorocaba, SP

O ser gótico
"Venho escrever essa cartinha para confessar aos senhores que... Realmente os assuntos aqui abordados não me chamam mais a atenção. No entanto, reconheço... Tipo, já não estou mais naquela fase teen. Como dizer? Por exemplo, já tive meus estilos de vida baseados em doutrinas convictas. Já fui devota, sim, a certas doutrinas... Era gótica, mas hoje não é o ser gótico o meu possessor (apesar de existir um ser assim dentro de mim). Não somos apenas estudantes. Existe uma vida que não se resume a 24 horas estudando, estudando. Não!! Vejo que os escritos publicados se perdem naquilo que o jovem tem de demasiadamente jovem... Proponho um Folhapósteen, quem sabe às sextas-feiras? Para recuperar aquilo que temos de bom (ou talvez de pior...) a oferecer: a nossa madura juventude."

MAGDA SEMPRINI, 17, Ribeirão Preto, SP


Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Matando formiga com canhão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.