São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer @ - jbouer@uol.com.br Matando formiga com canhão

"Tenho 19 e não agüento mais fazer sexo com minha namorada com camisinha. Estou pensando em fazer vasectomia! O que acha? A cirurgia é reversível?"

"Tenho 20 e desde o ano passado uso remédios para ter relações sexuais. Tudo começou quando brochei uma vez. Hoje namoro e nunca fiz sexo sem medicamento. Ela nem desconfia. Esses remédios viciam? Será que a causa da minha impotência é ter fumado maconha, por três anos, em festas e finais de semana?"

VOCÊ JÁ ouviu a expressão "matar uma formiga com um tiro de canhão"? Pois é exatamente isso que nossos leitores de hoje estão fazendo com seus problemas.
Um garoto de 19 quer fazer vasectomia para não precisar usar mais camisinha. Tudo errado, não é? Primeiro porque a vasectomia elimina a preocupação com gravidez, mas não livra o casal dos riscos das doenças transmitidas pelo sexo (DSTs).
Segundo porque é um absurdo um cara querer vasectomia aos 19! A vasectomia, cirurgia que interrompe a saída dos espermatozóides, é destinada a homens mais velhos, com família já formada e que não querem engravidar suas parceiras. É um processo que pode ser irreversível, ou seja, quem faz pode ficar infértil.
Aos 19, você mal começou a imaginar o futuro. Portanto, vasectomia nem pensar. Que tal continuar a investir na velha e boa proteção da camisinha até que sua vida fique mais estável com uma parceira?
O outro leitor, de 20, falhou uma única vez, começou a tomar remédio para ereção e nunca mais parou. Até hoje só transa depois de tomar uma dessas pílulas. Ansiedade e insegurança são as causas mais comuns de "falhas" nas primeiras relações. Tudo isso tende a melhorar à medida que o garoto enfrenta a situação, fica mais experiente e ganha maior intimidade com a parceira.
Não é porque ele fumou maconha eventualmente no passado, que vai ter dificuldade de ereção pelo resto da vida. A maconha pode atrapalhar o desempenho sexual, mas não causa dificuldade de ereção dessa forma.
Toda vez que o garoto começa a tomar um remédio para ereção porque tem medo de falhar, ele corre o risco de começar a achar que só funciona desse jeito. Passa a acreditar que não consegue dar conta do recado sozinho. Portanto, deixe o remédio na farmácia e tente fazer sexo sem "ajuda" externa. Você vai ver que logo chega lá!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Noites legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.