São Paulo, segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Elas estão desctrladas

Trio de garotas em desvario testa limites do corpo ao som de The Kills, Sonic Youth e Joy Division

DA REPORTAGEM LOCAL

A h, o que é isso: três garotas, lindas e louconas, se debatendo em um tablado com luzes de néon, ao som de grupos de indie rock, como She Wants Revenge?
É um espetáculo de dança contemporânea.
Com o nome inspirado em música da banda oitentista Joy Division, "She's Lost Ctrl" (ela perdeu o controle) coreografa uma noite em que amigas saem para gandaiar sozinhas.
Quando o trio entra em cena, parece mais é que ali vai rolar um show: uma assume a guitarra, outra se senta à bateria e a terceira agarra o baixo. Tocam um rock cru de cinco minutos, fruto de quatro meses de aulas.
Depois da palhinha, partem para o rock'n'roll real, usando os corpos para o que chamam de movimentos de risco.
Bota risco nisso. Quando não estão dançando como qualquer garota na pista, as descontroladas se estatelam sem dó no chão, se ameaçam com um taco de hóquei e suspendem o corpo em paradas de uma mão só.
"As joelheiras que a gente usa com o figurino não são artifício de cena, não", diz, rindo, a "guitarrista" delas, Júlia Abs, 26.
Para segurar o tranco físico de fingir terem endoidecido, elas adotaram técnicas de circo, misturadas a formação clássica.

Patins de ponta
Aline Bonamin, 25, que sempre fez balé, substitui a sapatilha de gesso por patins, na hora de fazer a posição de ponta dos pés. "Não é tão difícil."
Mesmo se fosse, não a impediria. "Quando a gente acha que está no limite, aí é que bom", conta a "batera" Melissa Bamonte, 30.
Os limites quebrados por Melissa, no caso, foram os do pudor: quando bem doida, ela arranca a camiseta estampada com "I Love Sex" (amo sexo) e todo o resto da roupa. Todo.
No meio da jogação, de uma hora, elas só param por alguns instantes. "Fumam" na parede um holograma de fumaça -seja lá do que for. (CHICO FELITTI)


Texto Anterior: Educação: Os mais técnicos
Próximo Texto: O2Neurônio: Música, web e modinhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.