São Paulo, segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

MÚSICA

Jonas brasileiros?

Parece, mas não é; conheça os Stevens, nova banda de teens para teens

TARSO ARAUJO
DA REPORTAGEM LOCAL

Eles são uma banda de jovens com irmãos na formação e deixam as fãs adolescentes suspirando. Não, não estamos falando dos Jonas Brothers. Eles são os Stevens.
Neste mês, o grupo de Adam, 16, Keko, 16, Ricco, 19, e seu irmão mais novo, Luca, 14, foi eleito "banda revelação" no Meus Prêmios Nick 2009, organizado pelo canal de TV por assinatura Nickelodeon.
A banda recusa o rótulo de "Jonas brasileiros". "Tem quem ache parecido. Mas Stevens é Stevens", diz o guitarrista e vocalista Adam.
Nada contra os americanos da Disney. "Os arranjos deles são sempre muito benfeitos." Mas as influências da banda são outras, segundo Ricco, que também toca guitarra e canta. Elas vão de Beatles e The Who a Oasis, U2, The Killers e McFly.
O resultado acerta em cheio o coração das adolescentes. No Orkut da banda, homens e maiores de idade são raros.
"Eles fazem músicas de "xaveco", o que é supernatural para garotos da idade deles", diz André Jung, ex-baterista do Ira! e produtor de "De Zero a Cem", CD de estreia dos Stevens.
Quando conheceu os garotos, eles tinham cinco músicas e "rascunhos" no violão. "Vi logo de cara um talento para compor músicas pop e facilidade para fazer refrões."

Talento + sorte + grana
Mas como eles chegaram tão longe com tão pouca "estrada"?
Primeiro, com algum talento e dedicação para ganhar uma premiação -"O que Você Sempre Quis" foi a música vencedora do Fico, festival de bandas de uma rede de escolas, em 2007.
Depois, com sorte, para impressionar um produtor. No caso, o guitarrista Wander Taffo. Jung "adotou" a banda depois, por indicação da viúva de Taffo, morto no ano passado.
Afinal, e muito importante, com o apoio de uma grande gravadora, a fim de explorar o filão das "bandas teen" (re)aberto por Jonas Brothers e McFly.
E disposta a colocá-los para abrir para Marcelo D2 em show para 20 mil pessoas, quando ainda nem tinham disco, além de sortear iPods entre os que votassem na banda no Meus Prêmios Nick.
De sua parte, os Stevens dizem só querer saber de shows e de novos discos. E aproveitar o carinho das fãs?
"Ah... Tem que aproveitar. Não vou mentir. Tem que aproveitar o carinho enquanto a gente pode", diz Ricco.


Texto Anterior: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Mangue beat, mecânica quântica, saudade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.