São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Asterix e Obelix reencarnam em versão com atores

Besteirol no túnel do tempo

DA REPORTAGEM LOCAL

A dupla de gauleses Asterix e Obelix está de volta numa comédia francesa que poderia ter sido feita em qualquer estúdio de Hollywood.
No melhor estilo "sessão da tarde", "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra", de Alain Chabat, que estréia na sexta (25/10) em São Paulo, é um daqueles filmes que fazem rir o tempo todo, mesmo que depois você fique com vergonha de ter dado gargalhadas com piadas tão fáceis.
Adaptação da história em quadrinhos "Asterix e Cleópatra", de René Goscinny e Albert Uderzo, o filme mantém o espírito e o humor do livro, mas adiciona fórmulas consagradas pelo besteirol americano, como fazer paródias de superproduções do cinema.
Assim, além de brincar com os nomes dos personagens, são enxertadas cenas absurdas, como uma imitação do vilão Darth Vader, de "Star Wars", ou o diálogo de uma mulher que fala como se fosse um celular com problemas de sinal.
A trama do filme é simples. Cleópatra (Monica Belllucci) quer que o povo do Egito seja reconhecido como superior aos romanos. Então, ela e César (Alain Chabat) apostam que os egípcios podem construir um palácio suntuoso em três meses. Cleópatra convoca o arquiteto Númerobis (Jamel Debbouze), que tem de se virar.
Pressionado, ele pede a ajuda do druida Panoramix (Samsom Leguesse), achando que a única forma de terminar a obra a tempo é usar a poção mágica dos gauleses. Junto com Panoramix, Asterix (Christian Clavier) e Obelix (Gérard Depardieu) embarcam na aventura egípcia.
Sequência do fraco "Asterix e Obelix contra César", de Claude Zidi (1999), essa nova aventura ganha em ritmo, mas perde em originalidade para o desenho animado "Asterix e Cleópatra", dirigido pelos próprios pais do herói em 1968. (GUILHERME WERNECK)


Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira: Keith Richards é rock and roll de verdade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.