São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

ESTANTE

Cinco minutinhos para levar a qualquer canto e aprender a gostar de ler

Tem muita gente que não lê regularmente porque não desenvolveu o hábito e, por isso, não aprendeu como é bom ter a companhia de um livro. Livro é bacana por vários motivos, a começar pelo fato de ser uma extensão da imaginação, como disse Jorge Luis Borges. E vale lembrar a distinção que Millôr Fernandes fez entre o computador e o livro: livro não dá pau, não enguiça e só depende de luz e de vontade, ao passo que o computador...
Mas sempre é tempo de descobrir. Por exemplo, a partir de uma bela iniciativa de Marcelino Freire, autor de "Angu de Sangue", que agora lança uma coleçãozinha charmosa de dez livros miudíssimos, cada um do tamanho de uma caixa de fósforos, com 30 páginas, contendo uma obra que pode ser lida em 30 segundos. Daí o nome da coleção, "5 minutinhos", resultado da multiplicação dos 30 segundos por dez.
O Marcelino convidou escritores mais e menos famosos, e cada um escreveu um texto que cabia no formatinho e que pode ser lido na fila do ônibus ou do metrô, na espera entre uma aula e outra, em toda parte. Os escritores vão desde o veterano e interessante poeta Manoel de Barros, nascido no distante 1916, até jovens como o próprio Marcelino ou Fabrício Carpinejar, passando por João Gilberto Noll, Moacyr Scliar, Fernando Bonassi, Lívia Garcia-Rosa, Glauco Mattoso, Valêncio Xavier e Nélson de Oliveira.

E-mail: fischerl@uol.com.br

"5 Minutinhos"

Organização: Marcelino Freire
Editora: eraOdito
Quanto: gratuito
Pedidos: eraodito@uol.com.br

Eu leio

Tonho Crocco
vocalista do Ultramen

"Dilacerações", Jerri Rossato Lima
"Um romance trágico de um jovem escritor gaúcho que recheia sua história com referências musicais, de Nirvana e Sonic Youth a Zélia Duncan."



Texto Anterior: Folhateen explica: Diminuição da pobreza não disfarça má distribuição da renda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.