São Paulo, segunda-feira, 22 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Bem "rocker"

Ben Harper se junta a nova banda em CD de rock que vai "de Nirvana a Michael Jackson'

DA REPORTAGEM LOCAL

Sabe as músicas de luau que o Ben Harper começou a fazer 15 anos atrás e que deram crias praianas de violão na mão, como John Mayer? Não conte com elas no décimo CD de estúdio de Harper, "White Lies for Dark Times".
O californiano, que está prestes a fazer 40 anos, negou por telefone para o Folhateen que a banda nova, o trio Relentless7, o tenha levado para o "mau caminho" do rock'n'roll.
Dois consolos para os fãs antigos: o som novo dele é bom, e a faixa "Skin Thin" tem soul e folk -como antes. (CHICO FELITTI)

 

FOLHA - Como você conheceu a banda nova?
BEN HARPER -
Estava em turnê em 1998, e o motorista que nos levaria do hotel para onde era o show me pediu para mostrar sua fita demo. Eu deixei e pirei no som deles, que é emoção pura. No fim, o motorista era o [guitarrista Jason] Mozersky. Senti que precisava fazer algo com eles. Esperei por 11 anos para dar certo.

FOLHA - Seu som pendeu para o rock por causa dos Relentless7?
HARPER -
Não. Já era o som que estava escutando há algum tempo. Em 2007, toquei num festival chamado Bonnaroo, no Tennessee [EUA]. Fui convidado por John Paul Jones, do Led Zeppelin, para tocar, e vi que tipo de som eu queria fazer.

FOLHA - Virar roqueiro foi uma forma de reagir à chegada aos 40 anos?
HARPER -
Parece que faço 40 em dez minutos. Hahaha! Absolutamente não, nunca pensei nisso. E muito obrigado por me lembrar que tô ficando velho!

FOLHA - Você ainda fala com sua banda anterior?
HARPER -
A gente se fala sempre. Eu estava agora mesmo com meu ex-baterista. Se é preciso se separar para ser criativo e seguir o caminho da música, é preciso e ponto. É isso.

FOLHA - Estamos vivendo em tempos sombrios, como os "dark times" do título?
HARPER -
Para mim, é mais uma questão da hora do dia em que se pergunta. Gosto do meio do dia, parte em que está tudo dando certo e rolando de uma vez. Quando acordo, preciso "me esquentar". No fim do dia, estou exausto.

FOLHA - Qual foi a última "mentira branca" que ouviu?
HARPER -
A que contei agora.

FOLHA - Para quem?
HARPER -
Para alguém... Para todo o mundo.

FOLHA - Quais as melhores músicas do rock?
HARPER -
Depende do gênero: "Back in Black" [do AC/DC], "Smells Like Teen Spirit" [do Nirvana] ou "Thriller" [de Michael Jackson].

FOLHA - Michael Jackson é rock?
HARPER -
Rock não é só guitarra distorcida: é como folk music, uma coisa de espírito. O pop pode ser rock, se for "rocking" [algo tipo "arrasador"]...

Texto Anterior: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Conheça Faulkner para aprender a ler
Próximo Texto: Saúde: Salto mortal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.