UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 12 anos e menstruo há um ano. Muitas vezes, eu me sinto mal e deprimida. Minhas irmãs me humilham e colocam todos contra mim, e minhas amigas ficam de segredinhos e quase sempre me deixam fora das conversas. Gostaria de saber se isso é depressão ou TPM, pois quase todos os dias fico desse jeito."

Tristeza diária pode ser depressão, e não TPM

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Essa sua pergunta é importante porque muitas garotas ficam em dúvida, todos os meses, com relação a emoções e angústias que sentem. Algumas delas podem estar mesmo sofrendo com a tensão pré-menstrual (TPM).
A TPM é causada, em parte, pelas alterações hormonais que acontecem durante o ciclo menstrual. Um dos efeitos é que pode haver maior acúmulo de líquido no organismo.
Nos dias que antecedem a menstruação, a menina pode ficar mais irritada, nervosa, desconfiada, triste e chorosa, além de ter dores de cabeça, cólicas e sensibilidade nas mamas.
Como minimizar esses sintomas desagradáveis? O primeiro passo é uma boa conversa com o ginecologista. Ele vai avaliar o impacto que a TPM tem na sua vida, dar-lhe algumas orientações e pensar em tratamentos.
Hoje a gente sabe que uma vida mais saudável, com atividades físicas e uma dieta mais equilibrada (com menos gordura e menos cafeína) pode diminuir os sintomas da TPM. A cabeça também tem de estar em ordem.
Nos casos mais graves, o médico pode receitar diuréticos, pílula e até antidepressivos. Tudo isso depois de uma avaliação cuidadosa.
A impressão de que o mundo está contra você, de que suas irmãs e amigas conspiram contra você e a deixam de fora da vida delas são sensações que podem aparecer durante a TPM. Muitas garotas descrevem essas sensações que você aponta. O problema é que, enquanto você sente isso, fica difícil acreditar que é por causa da TPM. Parece de verdade!
Mas as sensações que você conta também podem estar presentes em pessoas que estão enfrentando uma depressão. Aliás, como essas impressões aparecem com frequência, e não apenas antes da menstruação, fica aqui a dúvida sobre o que está, de fato, acontecendo.
Sintomas que aparecem quase todos os dias podem sugerir um quadro depressivo. Na dúvida, procure um médico, explique o que sente, mostre quando as emoções mais fortes aparecem e peça um diagnóstico. Ele pode sugerir um tratamento ou encaminhar você para uma terapia ou para uma avaliação com o médico especialista em emoções, que é o psiquiatra. Só não vale ficar aí sofrendo, sem fazer nada, certo?


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Meninas vão melhor na escola
Próximo Texto: + Saúde: Garotas sofrem mais com bebida do que garotos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.