UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+SAÚDE

Garotas sofrem mais com bebida do que garotos

DO COLUNISTA DA FOLHA

Um grupo de 1.200 universitários americanos que gostavam de beber foi submetido a um estudo para avaliar o impacto que o álcool poderia ter em sua saúde. E uma surpresa: as garotas sofrem mais com a ressaca do que os garotos.
A pesquisa é da Universidade de Missouri-Columbia (EUA). Detalhe: 95% dos jovens pesquisados não tinham idade legal para beber (21 anos nos EUA).
Depois de terem exagerado na bebida, os estudantes tinham de dizer o quanto sofreram com sintomas de ressaca, como náusea, dor de cabeça, aversão à luz, cansaço etc. Com base nas repostas deles, foi feita uma escala para avaliar esse impacto.
Um dos efeitos indesejados mais comuns foi a desidratação. As bebidas têm um efeito diurético (aceleração da perda de água do corpo), que pode causar boca seca, tontura e dores de cabeça.
Os especialistas acreditam que as mulheres sofram mais, mesmo tomando as mesmas doses que os homens, porque elas têm menor peso e menor proporção de água em seu corpo, o que torna os efeitos do álcool mais tóxicos e fortes.
Nunca é demais lembrar: evite beber se você é menor de idade, não exagere na quantidade de álcool, procure hidratar-se enquanto bebe, não dirija depois de beber e, se você é uma garota, saiba que os efeitos do álcool em você podem ser mais fortes. Modere-se! (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Tristeza diária pode ser depressão, e não TPM
Próximo Texto: Científicas: Dor se sente no sangue
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.