São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O livro

Inocente morre aqui

DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como o filme que inspirou, o livro "Elite da Tropa" é um retrato da guerra urbana do Rio de Janeiro pelo ponto de vista de policiais do Bope.
Escrito pelo antropólogo e ex-secretário nacional de Segurança Pública Luiz Eduardo Soares e pelos ex-policiais militares André Batista e Rodrigo Pimentel, o livro foi lançado no ano passado e ficou quase quatro meses na lista dos dez mais vendidos de não-ficção. Hoje, é o oitavo mais vendido da editora Objetiva.
A primeira parte do livro, "Diário da Guerra", é narrada por um oficial do batalhão. Mas, nesse caso, ele não atende por capitão Nascimento. O narrador não é identificado. Neto e Matias também não aparecem.
Na segunda, "Dois Anos Depois: A Cidade Beija a Lona", casos de corrupção são relatados como numa peça de teatro, cheios de diálogos.
Assim como no cinema, o ritmo do livro é vertiginoso, e a violência, descrita em detalhes. Mas, diferentemente do filme, o livro mostra episódios em que pessoas inocentes são mortas em operações do Bope. (LC)


ELITE DA TROPA
Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel
Objetiva
R$ 39 (312 págs.)

Texto Anterior: Filme é hit na net
Próximo Texto: "Capitão Nascimento não é herói"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.