São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2007

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02 Neurônio

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IPhone, coisas de marca e a pressão

UM AMIGO nosso quer comprar um iPhone. Na verdade, já comprou. Encomendou de um primo que vem dos Estados Unidos e levou uma bronca da mãe. Nós achamos que a mãe dele está certa. Na boa, por que comprar um telefone que não vai funcionar? Quer dizer, funciona se você destravar, uma operação complexa que leva horas e que não somos capazes de compreender direito. "Mas é incrível", ele diz. O mesmo amigo ficou muito feliz outro dia porque segurou um aparelhinho dos seus sonhos na mão. E deixou um recado no Orkut de uma de nós onde estava escrito: "Estou te vendo de um iPhone!". Afinal, é uma maravilha, um telefone que funciona como tudo: computador, iPod, câmera. Menos como telefone no Brasil (a não ser que você seja nerd, aprenda a destravar etc). E agora, que lançaram o iPod Touch, amigos que já tem iPod querem comprar outro. E começam a achar maneiras de justificar o ato de consumismo insano das mais variadas formas. Dizem que é útil ter dois iPods, que isso é uma coisa quase necessária. Desculpem, amigos, mas não é útil, é puro descontrol...
Estamos todos ficando doidos, isso sim. A Apple abduziu as pessoas. Sim, a gente achava que querer ter coisas de marca era uma crise que passava depois da adolescência. Vá dizer que vocês não se sentem pressionados a ter uma mochila da Osklen, um tênis Puma e uma calça Diesel? Quando éramos teens, a pessoa que não tinha uma mochila de uma loja carioca chamada Company era simplesmente banida da sociedade colegial.
A mania por usar coisas de marca até melhora com o tempo. Saibam disso. A gente relaxa um pouco e percebe que não precisa mais ser igual a todo mundo.
Mas a Apple parece ter acabado com esse desenvolvimento normal do ser humano. Não precisamos mais de uma mochila da Company para nos sentirmos bem. Mas, se usamos PC, é só um amigo discípulo da Apple chegar e nos falar: "Como assim? Você ainda não tem um iBook?".
Nessas horas, respire fundo e pense que ter "coisas de marca" não vai te fazer melhor (nem pior) que ninguém. E o mesmo vale para calças Diesel, mochilas da Osklen etc. Se respirar não adiantar, rasgue sua roupa e vire punk. Ou emo.


Momento de histeria

A gente não tem marca. Só tatuagens

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