UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Um assunto em que não dá para entrar sem desagradar

LUÍS AUGUSTO FISCHER

COLUNISTA DA FOLHA

Se existe um assunto em que não há como entrar sem desagradar às pessoas, este assunto é a luta entre palestinos e israelenses. Trata-se de um daqueles casos em que cada detalhe pode ser lido de duas maneiras diferentes e opostas. Duas, pelo menos, porque as posições são variadíssimas.
Olhando daqui de longe, as distintas opiniões e os debates podem assumir um aspecto de coisa bacana, de vida democrática, cada qual cultivando sua maneira de pensar e de ver o mundo. Ocorre que o buraco é mais embaixo, ou melhor, é outro: vidas estão em jogo a cada variação de opinião. Vidas que se vão mesmo, com a morte em um atentado ou com um tiro de fuzil, ou vidas que quase se vão, com as prisões, os campos de refugiados, o medo constante e o pavor dos ataques.
Pessoalmente, acho que os palestinos têm direito a um Estado organizado ali mesmo. E idealmente isso deve acontecer mediante acordo com Israel, cujo povo também tem direitos históricos. O triste é saber que posições como a minha não contam muito, porque lá as tensões estão tão acirradas que parece não haver negociação viável para uma paz duradoura que envolva acordos racionais.
O que fazer, então? Uma pequena compensação é ler as reportagens do quadrinista norte-americano Joe Sacco, que foi lá visitar os campos de refugiados palestinos e que conversou com todo mundo, de todos os lados. Ouviu, cheirou e apalpou o horror no local em que ele ocorre, e escreveu seus belos e pungentes livros com a linguagem dos quadrinhos, mas sempre fazendo altíssimo jornalismo.
É leitura comovente, que dá uma boa notícia da enorme variedade das posições palestinas e israelenses, religiosas e leigas, de gente que sofre e que quer a paz, à sua maneira.


"Palestina - Na Faixa de Gaza"
Autor: Joe Sacco
Tradução: Cris Siqueira
Editora: Conrad
Contato: www.conradeditora.com.br
Quanto: R$ 33



Texto Anterior: Game On: Jogos de guerra sempre em alta
Próximo Texto: Orelha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.