São Paulo, segunda-feira, 23 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Breve guia de rádios na internet

O RGANIZANDO DICAS que saíram dispersas ao longo de várias colunas.
kexp.org - Se você quiser ficar só com uma rádio na web, essa emissora independente de Seattle, EUA, é a escolha certa. Programação impecável, arquivos vastos e fáceis de acessar, cheios de raridades. E dá para ouvir tudo "on-demand", no horário que você bem entender.
kcrw.com - Rádio universitária cabeça da Califórnia. O melhor é o programa "Morning Becomes Eclectic", onde todas as bandas novas importantes tocam. Dá para escutar também "on-demand", e o arquivo deles é ótimo.
www.woxy.com - Descoberta por um leitor de "Escuta Aqui", foi recomendada na coluna e virou mania nacional. Foi aqui que conheci TV on the Radio, Kasabian e outros, muito antes de a imprensa gringa bombá-los. A Woxy quase fechou por falta de grana, mas agora vai bem.
www.abc.net.au/triplej - A Triple J é uma rádio indie australiana, com olhar cosmopolita. Toca um monte de ótimas bandas locais, sem perder de vista o que de interessante acontece no restante do mundo.
www.indie1031.fm - Rádio comercial "alternativa" de Los Angeles. Dois programas se destacam: "Jonesys Jukebox" e "Passport Approved". O primeiro, na hora do almoço, de segunda a sexta, traz o Sex Pistol Steve Jones esculhambando geral. O outro, das manhãs de sábado, apresenta só bandas ultranovas. O site é uma bagunça e não tem nada "on-demand"; é preciso escutar ao vivo. Nesta época do ano, a Califórnia está quatro horas atrás do Brasil.
www.purefm.be - Emissora comercial da Bélgica, com excelente qualidade técnica de transmissão. Boa para acompanhar a cena "indie" européia. Se você não entende francês, pode ser meio chato, porque os locutores falam bastante. Se entende, dá para se divertir com o sotaque belga.
www.fm949sd.com - Rádio também comercial, mas de programação moderna, baseada em San Diego, Califórnia. Meu programa preferido é o "Big Sonic Chill", que passa quando é madrugada lá. Durante, o dia, rock alternativo, de bom gosto, mas sem ousadias.

PLAY: MPB
Nos EUA, no Chile, em tantos lugares. Você entra numa loja, pega um táxi: está tocando MPB.

PAUSE: MPB Sucesso no exterior é bom, mas vem da pior face da MPB: a de som ambiente, papel de parede musical.

EJECT: MPB
Num táxi em Santiago, a caminho de jantar, tocou Seu Jorge com Ana Carolina. Perdi a fome.


Texto Anterior: Chinês de 16 toca hoje com a Osesp
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.