São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER jbouer@uol.com.br

Que tal trocar o sonho de comprar outro carro?

VOCÊ SABE que andar de bicicleta é uma atividade física que faz bem à saúde. Sabe também que a poluição das grandes cidades é uma ameaça ao seu coração e aos seus pulmões.
Pense rápido: quais meios de transporte protegem você e sua cidade? E quais são aqueles que fazem mal?
Não é apenas do ponto de vista da saúde que a gente tem de pensar em como se locomover, mas esse pode ser um ponto de partida interessante. Em São Paulo, existe uma frota de 7 milhões de carros. Se 10% deles fossem colocados na rua ao mesmo tempo, a cidade inteira travaria.
Eles poluem, deixam as pessoas mais estressadas e, ainda, são difíceis de serem estacionados. Estudos correlacionam os índices de poluição e o estresse com taxas altas de problemas respiratórios e cardíacos.
Transporte público com combustíveis limpos e também a bicicleta aparecem como alternativas saudáveis para desfazer esse nó.
Problemas: andar de bike em São Paulo é arriscado, e poucas áreas são destinadas a esse fim (ciclovias garantidas só aos domingos. E é lazer, não uma possibilidade de transporte).
E o metrô? Aproveitando a recente polêmica de Higienópolis, é bom lembrar que metrô deveria ser encarado por aqui como acontece na Europa: quanto mais ampla a rede e mais perto, melhor!
Não tem sentido afastar as estações das áreas mais movimentadas e centrais de um bairro. O metrô de São Paulo é um dos mais ocupados do mundo. Precisamos de mais linhas, mais estações e mais espaço.
Para finalizar: é mais barato andar de táxi do que manter um carro em São Paulo, se você se locomove em um raio de 15 km! E combustíveis mais limpos (como a eletricidade) poderiam ter mais espaço também!
Que tal trocar o sonho de ter mais um carro na garagem por um plano mais saudável e econômico?


Texto Anterior: Agenda da semana
Próximo Texto: Ciência de valor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.