São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

As dores e as delícias da hora da ejaculação

Ao ejacular, sinto um pouco de dor (incômodo). Será que é porque eu tomo remédio para depressão?

Como faço para aumentar o volume do esperma? Se eu tomar muito líquido ajuda? Acho que ejaculo muito pouco!

VOCÊ SABIA que um homem ejacula, em média, de três a cinco mililitros, pouco mais do que o líquido que cabe em uma colher de sobremesa? Parece pouco?
E sabia que apenas de 2% a 3% desse volume é composto, de fato, por espermatozoides? Mas nesse esperma há bilhões de espermatozoides. E, no caso de uma fecundação, apenas um deles chega lá!
Não há como aumentar o volume do esperma! Você pode tomar litros de água que não muda! A quantidade varia de um homem para outro e pode até mudar com o grau de excitação (maior estímulo pode aumentar um pouco o volume).
Quem está sem ejacular há mais tempo também pode ter volume maior, e o inverso é verdadeiro. Assim, por exemplo, na segunda ou terceira ejaculação do dia, o volume de esperma é menor!
Em geral, não há dor ao ejacular! O que pode haver é que, se o homem fica muito tempo excitado, sem ejacular, o acúmulo de sangue na região do pênis e saco escrotal pode criar um certo desconforto, o que em geral melhora após a ejaculação.
Os antidepressivos podem afetar o tempo de ejaculação (o homem pode demorar mais tempo para ejacular), mas não provocam dor ou incômodo no sexo.
Dor que persiste após a ejaculação merece atenção maior. Às vezes, uma infecção nas vias reprodutivas (como no epidídimo, estrutura de amadurecimento dos espermatozoides) pode causar dor e desconforto na hora da ejaculação.
Se for o caso, cheque com seu médico o que acontece.


Texto Anterior: Carreira no esporte é incerta para atletas teens
Próximo Texto: Eles também têm medo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.