São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOZINHO EM CASA

TEENS GANHAM LIBERDADE MAS PERDEM MORDOMIAS

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Deixar para trás casa, comida e roupa lavada e ir morar só numa nova cidade é o sonho de muito jovem.
A liberdade que se ganha ao sair da casa dos pais, no entanto, vem acompanhada de novas responsabilidades e muitas contas para pagar.
Para elas, os teens que vivem sozinhos contam com uma forcinha dos pais.
"Comecei a dar mais valor para o dinheiro do meu pai depois que saí da casa dele", conta Patrícia Prestupa, 18, que veio de Assis (a 395 km de São Paulo) para a capital por causa do cursinho.
"No início, meus pais não gostaram da ideia, mas conversamos e me apoiaram."
Ter de cozinhar a própria comida virou um desafio. Depois de muito macarrão instantâneo, Patrícia resolveu mudar o menu diário para arroz com hambúrguer frito.
Pediu a receita para mãe, por telefone. "Ficou terrível. Mas comi. Estava faminta."
E lavar a louça? No apartamento dos modelos Leonardo Sartori, 18, e Gustavo Gosenheimer, 18, lava a louça quem perde no videogame.
A nova rotina é bem diferente daquela de estudante que vive com os pais. "Antes, eu acordava e tinha comida pronta e roupa dobradinha. Agora, acordo para lavar e cozinhar", diz Leonardo.
Os dois moram em um apartamento com outras três pessoas. Entre elas, a namorada catarinense de Leonardo, Bruna Cunha, 17.
Ela veio a São Paulo para trabalhar como modelo. Para Bruna, sair da casa dos pais virou sinônimo de uma espécie de "casamento".
"A gente é tipo casado, então, tudo para mim é novidade. Nunca tive nem namorado antes", diz ela. Apoio dos pais também não falta. "Eles nos ajudam porque ainda não dá para pagar as contas com o que ganhamos."


Texto Anterior: Queriam aprender para não decepcionar, diz Surfistinha
Próximo Texto: Série mostra jovens que vivem sós
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.