São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

escuta aqui

Leitores revelam seus pensamentos proibidos

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
COLUNISTA DA FOLHA

Você tem pensamentos proibidos? Aqueles tão politicamente incorretos e/ou inconvenientes que até pega mal dizê-los em público? Vários leitores têm. E você vai saber agora o que muitos deles pensam.
Mas, antes, uma explicação. Essa história começou na semana passada, quando "Escuta Aqui" citou um texto da revista on-line "Salon" (www.salon.com) intitulado "Pensamentos Proibidos sobre 11 de Setembro". Era uma coleção de depoimentos bem escrachados, como "os atentados foram ótimos porque não precisei trabalhar e pude fazer minha mudança em paz".
Inspirada pela "Salon", "Escuta Aqui" sugeriu que os leitores mandassem também seus pensamentos proibidos -sobre música, 11 de setembro ou qualquer outro assunto.
José Debarrones chegou atacando. "Odeio Legião Urbana, o Renato Russo era um moleque mimado; os Strokes são mil, mas o White Stripes é uma m...; só elogiam os Vines porque o cantor é doidão; se o vocalista Scott Stapp, do Creed, também fosse, seria saudado como o mais importante do rock mundial; e, principalmente, o "OK Computer", do Radiohead, é lixo da pior qualidade!".
Um leitor de Belo Horizonte começou seu e-mail assim: "Eu, Flávio Andrade, 20, pequei!". É que ele acha a intocável banda Sonic Youth a coisa mais chata do mundo. Flávio conta que esperou na frente da TV, ansioso, o show do grupo no Free Jazz, em outubro de 2000. E ouviu só "barulho, microfonias e monotonia". Isso é que é pensamento proibido!
A leitora T. A. (nome mantido em sigilo a pedido dela) confessa que fica "um pouco contente quando certos músicos morrem". Mas não por maldade. É que assim as gravadoras relançam CDs antigos e fazem álbuns com material inédito que estava esquecido...
Desviando do assunto música, a leitora Melissa, 23, revela que às vezes se vê "diante do espelho, fazendo poses como se estivesse na "Caras" ou em qualquer outra revista fútil do mercado".
Mary Massafera conta que ligou a TV numa "certa" manhã pensando: "Oba, hoje é 11 de setembro, será que vai ter aviãozinho?". Essa juventude...
O leitor Roberto Burgess revela que morreu de rir quando um professor aposentado, em um certo programa de TV, errou justamente a última pergunta, que valia R$ 1 milhão! A questão era: "Quantas letras tem o lema da bandeira nacional?".
Outro leitor, que assina só Thiago, atirou logo nos maiores nomes do rock n" roll: "Eu não acho que os Beatles faziam uma música fora do comum para serem considerados deuses". Segura essa...
Por fim, Paulo Guimarães Jr., aluno da Unicamp, revoltado com o mundo "cabeça" que o cerca, fulmina: "Sandy é mil vezes melhor que Marisa Monte". Apoiado.
Chegaram muitos outros e-mails, mas faltou de espaço. Agradeço a todos. Até a próxima!


Texto Anterior: Perfil: Baquetas para demolir o mundo
Próximo Texto: Brasas: Coldplay no celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.